Sindicato intervém, e situação da saída de emergência no Filial I da Caixa é finalmente resolvida

0

Após reiteradas visitas e cobranças do Sindicato, a situação da saída de emergência do edifício Filial I da Caixa, que vinha sendo motivo de grande preocupação, foi finalmente solucionada, voltando a ser plenamente funcional, com acesso direto à calçada, sem bloqueios e devidamente sinalizada.

O problema surgiu devido à obra de impermeabilização da calçada do prédio, contratada pelo Fundo locador do imóvel a pedido do banco, com o objetivo de sanar infiltrações recorrentes no subsolo, segundo informou a Caixa.

Durante a execução da obra, uma das saídas de emergência passou a dar acesso direto a uma porta trancada dentro do canteiro de obras, cuja chave estava em posse dos brigadistas, o que colocava em risco uma eventual evacuação rápida e segura do prédio, conforme prevê a legislação vigente.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato foi acionado pelos trabalhadores e passou a acompanhar de perto o caso, realizando vistorias no local e cobrando providências imediatas. Foram feitas notificações ao Fundo e sugestões para adequação da rota de fuga.

A resolução do problema vai ao encontro das exigências da NR 23 – Proteção Contra Incêndios, que determina a necessidade de rotas de fuga seguras e acessíveis em todos os locais de trabalho.

“O Sindicato também recomenda que seja realizado um treinamento de incêndio com todos os empregados e empregadas da unidade, a fim de que se adaptem à nova configuração da rota de fuga. A saída de emergência está localizada entre dois tapumes do canteiro de obras, o que exige familiarização com o percurso”, orienta Vanessa Sobreira, secretária de Saúde do Sindicato.

Da Redação