Em uma iniciativa histórica, o Sindicato dos Bancários de Brasília anuncia o nome do novo Coletivo de Combate ao Racismo: Força Bancafro Antirracista de Brasília. O nome foi escolhido através de uma votação online entre os membros da categoria e foi sugerido pela bancária Cynthia Santos Wermelinger, do Banco do Brasil.
O Coletivo foi criado em uma reunião realizada no dia 15 de dezembro na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB, com a presença de representantes de diversos grupos, como o Caixa Preta da Caixa Econômica Federal e o BB Black do Banco do Brasil.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para promover a inclusão e ascensão profissional de bancários negros, além de combater o racismo no ambiente de trabalho.
Edson Ivo Moreira Martins, diretor da Secretaria de Combate ao Racismo e à Discriminação, agradece a todas e todos que participaram da construção de um coletivo tão importante e necessário.
O Coletivo Força Bancafro Antirracista de Brasília também planeja participar da Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e o Bem-Viver, que acontecerá em Brasília em 2025, e incluir suas pautas nos acordos coletivos dos bancos. A criação do Coletivo representa um passo significativo na luta contra o racismo e pela igualdade de oportunidades no setor bancário.
Da Redação