Nos próximos dias 21 e 22 de janeiro, O Papel da Religião para a Promoção da Paz, Construindo Pontes e Entendimentos Mútuos, será o tema do seminário da série do projeto Diálogos Inter-Religiosos, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).
Esta iniciativa visa o diálogo e o fortalecimento de políticas públicas em promover o respeito à diversidade religiosa e à liberdade de crença.
O evento promovido pela Coordenação-Geral de Promoção da Liberdade Religiosa da Pasta será realizado no Auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Brasília/DF, localizado no SGAN 610, Módulo D, E, F e G, Asa Norte.
Link de Inscrição: https://forms.gle/88hmWKH4mdxQEZiG7
Para o diretor Edson Ivo, Secretário de Combate ao Racismo do Sindicato dos Bancários e das Bancárias de Brasília, “os sistemas religiosos existem em todas culturas humanas desde antes do que registra a história. O isolamento de indivíduos dentro de suas próprias crenças pode gerar a idéia soberba de que seus rituais são a única forma correta de acesso ao divino. Conhecer o funcionamento de outras religiões permite o encontro de pontos comuns e tende a evitar a bolha social, e hoje também econômica, que torna a fé um pretexto para isolamento e discriminação do próximo”. Conclui, Edson Ivo, “que celebrar a diversidade é também demonstrar respeito e apreender a duvidar das próprias convicções”.
Os organizadores do Seminário destacam que o evento é uma oportunidade de estabelecer um espaço de troca entre diferentes denominações religiosas e avançar no campo da laicidade estatal a partir de diferentes atores compostos pelo governo, universidade e sociedade civil e reforçam o convite à participação ativa de representantes das mais diversas tradições religiosas do Brasil, objetivando promover um espaço de diálogo e construção coletiva.
Com a pergunta norteadora “Como a diversidade religiosa ensina e incentiva a paz?”, o evento promove o diálogo entre diferentes tradições religiosas e atores da sociedade, reforçando a importância do respeito mútuo e da construção de um futuro mais justo e igualitário.
Performances artísticas e documentários
Na programação, haverá performance artística com os dançarinos e coreógrafos Lenna Siqueira e Dilo Paulo, além da exibição do documentário Alapini: A Herança Ancestral de Mestre Didi Asipa, vencedor do prêmio de melhor doc do 41 st Philadelphia International Film Festival em 2018, e de episódios da série AGBARA DUDU – NARRATIVAS NEGRAS, vencedora do edital Ancine.
Entre as representações religiosas, já confirmaram presença o pastor metodista Ras André Guimarães, de Salvador, a líder espiritual Mukani Shanenawa e o cacique Ninawa Huni Kuin, da Aldeia Shane Tatxa Kaya, da Mam’etu Zaze Leuacy, o frei David Santos, a reverenda anglicana Tatiana Ribeiro, Fernando Couto, representante do Daime, o monge budista Shojo Sato e Luiza Cavalcanti, membra da comunidade Bahá’í do Brasil.
Disque 100
Canal gratuito e acessível, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) pode ser acionado por ligação gratuita bastando discar 100; WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram (digitar “direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo); site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Em todas as plataformas as denúncias são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante acompanhe o andamento da denúncia diretamente com o Disque 100.
Acesse o painel neste link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh
Fonte: MDHC
Jacira da Silva
Com Seeb-DF