Assembléia do BRB nesta quarta

0

Em assembléia específica realizada nesta terça-feira 10 após mais uma rodada de negociações entre o Sindicato e a direção do banco, os bancários do BRB decidiram por ampla maioria voltar ao trabalho hoje e aprovaram nova assembléia, com indicativo de greve, para a próxima quarta-feira 18. Em assembléia específica realizada nesta terça-feira 10 após mais uma rodada de negociações entre o Sindicato e a direção do banco, os bancários do BRB decidiram por ampla maioria voltar ao trabalho hoje e aprovaram nova assembléia, com indicativo de greve, para a próxima quarta-feira 18. Será às 19h, no Edifício Brasília.

Os bancários vão aguardar a próxima rodada de discussões, marcada para terça-feira 17, para avaliar as contrapropostas que o banco se comprometeu a levar, já que na reunião de ontem, mais uma vez, não foi apresentado nada que contemple as reivindicações dos bancários. Caso não haja avanço na pauta, a categoria pode cruzar os braços novamente a partir de quinta-feira.

Na reunião de ontem, o banco chegou a levantar a hipótese de conceder o reajuste oferecido pela Fenaban na penúltima rodada de negociação, de 2,85%, apenas sobre os benefícios, não sobre o salário, mas o Sindicato de pronto a rejeitou. “Não vamos aceitar um índice que cobre apenas a inflação do período. A própria Fenaban já elevou sua proposta de reajuste”, disparou André Nepomuceno, diretor do Sindicato.

“A participação dos bancários do BRB na greve geral da categoria quebrou a intransigência da direção do banco, que insistia no reajuste zero. Mostramos toda nossa força e continuamos dispostos para arrancar respostas para as nossas reivindicações”, destacou João Batista Machado, diretor do Sindicato. “Agora é continuar a mobilização para forçar o banco a seguir o que for decidido nacionalmente”, completou, lembrando os avanços conquistados pelos trabalhadores dos outros bancos.

O Sindicato também cobrou do banco que não efetue o desconto dos dias parados da greve. O BRB se comprometeu a não descontar as faltas este mês e que vai esperar o fim do processo negocial para discutir o assunto. A direção do banco disse ainda que irá articular junto ao GDF uma formatação de propostas para a negociação de terça.