XI Congresso da Fetec Centro Norte elege nova direção para o próximo período

0


O XI Congresso da Federação dos Trabalhadores das Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) foi encerrado no último sábado (17) com a eleição da nova diretoria da entidade. Cleiton dos Santos, funcionário do Banco do Brasil em Rondônia, foi reeleito presidente para o período 2021/2025. O encontro contou com a participação de 123 delegados de todas as bases sindicais da federação.

Este ano, a entidade completa 30 anos representando bancários de 12 sindicatos das regiões Norte e Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, a Fetec Centro Norte também representa os trabalhadores de Dourados (MS), Campo Grande (MS), Mato Grosso, Rondonópolis (MT), Médio Araguaia (com sede em Barra do Garças), Entorno do Distrito Federal (Ride GO), Rondônia, Acre, Roraima, Pará e Amapá. Por sua abrangência territorial, a Fetec-CUT/CN tem a maior base sindical de trabalhadores do planeta.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais, “a eleição da diretoria da nossa federação oxigena a luta em defesa dos bancários do Centro Norte e impulsiona campanhas importantes da categoria, como a defesa dos bancos públicos, a inclusão dos bancários no grupo prioritário de imunização contra o coronavírus e a vacinação de todos os brasileiros, por exemplo. Desejamos um mandato de sucesso a partir do trabalho coletivo”.

Na diretoria executiva, a renovação de mandato por Brasília é assumida pelas companheiras Elis Regina (Secretaria de Mulheres), Rafaella Gomes (Secretaria de Saúde), Maria Gaia (Diretoria de Relações Institucionais) e Talita Régia (Secretaria do Ramo Financeiro). A executiva por Brasília teve a recondução dos companheiro José Wilson (Secretaria de Formação), Wescly Queiroz (Secretaria de Assuntos Jurídicos) e José Avelino (Secretaria de Finanças e Administração). No Sistema Diretivo, a renovação ficou a cargo dos bancários Aline Freire, Amarildo José Carvalho e Wlamir Ubeda.

A Fetec-CUT/CN nasceu sob a égide do novo sindicalismo, que alinha a representação efetiva da categoria tendo por base a atuação direta com os sindicatos, construindo a partir da compreensão real dos trabalhadores e trabalhadoras a pauta de reivindicação. Da mesma forma também, concilia a luta corporativa com a defesa de temas e pautas gerais da sociedade.

“Os painéis e debates havidos ao longo do congresso refletiram os desafios da gestão que se inicia. A luta imediata pela defesa da vida das trabalhadoras e dos trabalhadores do ramo financeiro, por meio da implementação e fiscalização de protocolos rígidos de enfrentamento da covid-19, a defesa dos direitos face às profundas mudanças na forma de organização do trabalho da categoria, eminentemente remoto, e o enfrentamento às demissões impostas por este processo e pela ameaça de privatização configuraram a análise e traçaram os desafios à nova direção”, avalia Rafaella Gomes, secretária de Saúde da entidade.

Para José Avelino Barreto, secretário de Finanças da Federação, ” o desafio que se impõe à nova direção é o de articular os sindicatos da base da Fetec, de maneira a fortalecer a política regional estreitada com a organização nacional, a fim de enfrentar as mazelas vivenciadas pelas negligências e deliberadas negações do governo federal e da região. Alinhado a ter a habilidade de incentivar e promover debates nas entidades de maneira a – concertando entendimentos- convencer a categoria que a luta por direitos e empregos dignos têm íntima conexão com a opção do voto nas próximas eleições gerais de 2022 para presidente, governadores e parlamentares”, explica o dirigente.

Construção de uma política sindical de promoção da igualdade de gênero

Reforçando o compromisso com a política de gênero, o XI Congresso da Fetec/CN aprovou instrumento jurídico político que constará nas disposições transitórias do Estatuto da Federação, constituindo-se como uma ferramenta para o estabelecimento da paridade na direção.

A proposição, que servirá de referência para a entidade nas próximas eleições, é fruto da reflexão e compromisso de delegadas e delegados com a alcance da paridade na entidade e, para isso, estabelece metas claras e objetivas que priorizarão o ingresso do gênero feminino na entidade de maneira que a paridade seja alcançada no limite, até o segundo congresso eleitoral, em 2029.

“Enquanto continuarem sendo estabelecidas relações de poder desiguais entre homens e mulheres, a construção de política sindical e a promoção da agenda de gênero devem ser priorizadas. Portanto, faz-se urgente e necessário implementar esforços no sentido de desenvolver um trabalho de sensibilização e de reconhecimento das bases, seja promovendo cursos de formação, seja com a garantia de creches em todas as atividades das entidades, seja com campanhas voltadas para esse público. Somente assim poderemos avançar na efetiva aplicação das cotas e na renovação dos quadros de dirigentes mulheres. A Secretaria da Mulher assume o compromisso e o desafio de fazer com que as políticas de gênero assumam um papel de maior protagonismo nos sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN”, explica Elis Regina, Secretária de Mulheres eleita da Federação.

Confira a relação da nova direção eleita com os representantes da base de Brasília:

Diretoria Executiva

  1. José Avelino Barreto Neto (Sec. Adm. e Finanças)
  2. José Wilson da Silva (Sec. de Formação Sindical)
  3. Wescly Mendes de Queiroz (Sec.de Assuntos Jurídicos)
  4. Elis Regina Camelo Silva (Sec. da Mulher)
  5. Maria de Jesus Demetrio Gaia (Sec. Relações Institucionais)
  6. Rafaella Gomes Freitas de Oliveira (Sec. Saúde e Cond. Trabalho)
  7. Talita Regia da Silva (Sec. Org. do Ramo Financeiro)

Representantes Brasília no Conselho Fiscal

Edmilson Wanderley Lacerda (suplente do Conselho Fiscal)
Jacy Afonso de Melo (suplente do Conselho Fiscal
Ilva José Alves (suplente do Conselho Fiscal)

Representantes Brasília no Sistema Diretivo:

  1. Aline de Souza Freire
  2. Amarildo José de Carvalho
  3. Alvaro Castro Fonseca
  4. André Matias Nepomuceno
  5. Antônio Eustaquio Ribeiro
  6. Conceição de Maria Costa
  7. Daniel Machado Gaio
  8. Enilson Cardoso da Silva
  9. Francinaldo Araujo Costa
  10. Ivan Amarante de Albuquerque
  11. Jair Pedro Ferreira
  12. Jolliton da Silva Brito
  13. José Anilton Macario da Silva
  14. José Garcia de Sousa Rocha
  15. Juliano Rodrigues Braga
  16. Larissa Cristina Ribeiro Lopes
  17. Wlamir Ubeda Martines
  18. Rejane Marques Ferreira
  19. Rodrigo Lopes Britto
  20. Rogério da Silva
  21. Samantha Nascimento Sousa
  22. Sérgio Lima Mendes Pinto
  23. Wadson Franscisco dos Santos Boaventura
  24. Washington Henrique da Silva

Da Redação