TV Bancários desta quinta (23) debate: Volta ao trabalho presencial nos ambientes administrativos – estamos prontos ou decisão é precipitada?

0

O TV Bancários desta quinta-feira (23) será dedicado à discussão sobre o retorno ao trabalho presencial nos ambientes administrativos, se estamos prontos, os riscos dessa medida neste momento e as iniciativas das representações dos trabalhadores para proteger a vida e a saúde dos bancários e bancárias que trabalham nesse locais. Vale lembrar que aqueles lotados nas agências não estiveram em home office.  

O convidado do programa é Mauro Salles, secretário de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O TV Bancários vai ao ar às 19h, com transmissão ao vivo pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.

O Coletivo Nacional de Saúde da Contraf-CUT se reuniu na última sexta-feira (17) para debater as atuais condições de trabalho e de saúde da categoria e o principal ponto da pauta foi a pressão que os bancos vêm exercendo pelo retorno ao trabalho presencial, inclusive sobre trabalhadores do grupo de risco da Covid-19.

Para a Contraf-CUT e os representantes dos sindicatos, o retorno ao trabalho presencial ainda não é seguro neste momento e deve ser negociado entre as representações da categoria e dos bancos, conforme previsto pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Emergencial da Covid-19,  firmado ainda no início da pandemia, com medidas de proteção à saúde e à vida dos trabalhadores do ramo financeiro em todo o país.

As entidades sindicais levam em conta que a vacinação ainda está bem abaixo do patamar de segurança apontado pelos especialistas e os órgãos de saúde, de pelo menos 70% da população vacinada com as duas doses. E apontam ainda o fato de que surgiram novas variantes do vírus, que fazem com que o número de óbitos seja ainda muito alto, deixando as instituições sanitárias em estado de alerta.

Da Redação