TV Bancários desta quinta (21) aborda a implantação do Ponto de Apoio do Trabalhador em Brasília

0

O TV Bancários desta quinta-feira (21) tem como tema a implantação do Ponto de Apoio do Trabalhador em Brasília e as ações da CUT por garantia de trabalho decente a categorias submetidas a condições precárias. O convidado do programa é o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

O Ponto de Apoio ao Trabalhador foi inaugurado no dia 8 de julho, na galeria do Hotel Nacional, região central de Brasília. Funcionando todos os dias, das 8h às 18h, o espaço dispõe de banheiro, água, sofás para descanso e tomadas para cargas em celular, entre outros equipamentos. O objetivo é acolher e oferecer um pouco de conforto aos trabalhadores que desenvolvem suas atividades nas ruas, como é o caso de entregadores por aplicativos, garis, ambulantes, coletores de lixo e carteiros, entre outros.

A iniciativa da CUT-DF, com apoio do Sindicato dos Professores (Sinpro/DF), do Sindicato dos Bancários de Brasília e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), atende a uma demanda extraída das discussões da Central com os trabalhadores por aplicativos. É fruto também de um estudo sobre condições de trabalho e vida, feito em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e universidades públicas, envolvendo trabalhadores precarizados do Distrito Federal e de Recife.

Apenas na capital federal trabalham aproximadamente 50 mil entregadores via aplicativos. A pesquisa mostrou que 92% são homens, a maioria tem até 30 anos e 68% são pretos ou pardos, conforme classificação usada pelo IBGE. A renda mensal é inferior a um salário mínimo: R$ 1.172,63, ou R$ 5,03 por hora trabalhada.

O TV Bancários é transmitido ao vivo, às quintas-feiras, às 19h, pela TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pela redes sociais do Sindicato. Acompanhe.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília