TV Bancários desta quinta 17 debate o fascismo no controle do Estado e a resistência popular

0

O TV Bancários desta quenta-feira (17) tem como tema “O fascismo no controle do Estado brasileiro e a resistência popular”. O convidado para debater o assunto é o vereador da cidade de Porto Alegre (RS) Leonel Radde. Será às 19h, ao vivo, pela TV Comunitária (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato youtube.com/bancariosbsb e facebook.com/bancariosdf.

Eleito em 2020 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Radde tem histórico de engajamento nas lutas antifascista e antirracista, em defesa das liberdades. É, seguramente, uma das vozes mais progressistas entre profissionais de segurança pública no Brasil.

O fascismo, ou neofascismo, é identificado atualmente no Brasil como expressão de corpo e alma do governo Bolsonaro, fruto do golpe parlamentar, judicial e midiático que fissurou a democracia e colocou a extrema direita no poder.

Surgido no final da Primeira Guerra Mundial, com Benito Mussolini, na Itália, o fascismo contaminou fortemente também a Alemanha, com Adolf Hitler, Portugal, com António Salazar, e a Espanha, com Francisco de Franco. Por onde grassaram mundo afora, as ideias fascistas se apoiaram em discursos extremistas, de combate à esquerda e contra minorias, com forte apelo homofóbico e racista.

Ao semear ódio, o fascismo busca, acima de tudo, anular a força política da classe trabalhadora e garantir os interesses capitalistas.

Da Redação