TV Bancários desta quinta (17) debate fomento à cultura pela Lei Paulo Gustavo. Setor se mobiliza por aprovação na Câmara

0

O TV Bancários desta quinta-feira (17) tem como tema a Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura e socorro aos trabalhadores do setor. A proposta foi aprovada em novembro pelo Senado e está em tramitação na Câmara Federal, com regime de urgência. O programa vai ao ar às 19h, ao vivo, pela TV Comunitária (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.

O programa tem como convidada Thelma Mello, artista visual e performática, conselheira tutelar e educadora social em artes da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF. Telma trabalhou com a arte educação em espaços culturais como o CCBB Brasília e a Caixa Cultural, fazendo supervisão e produção de programa educativo.

A votação do Projeto de Lei (PL 73/21) estava prevista para a última terça-feira (15), mas acabou adiada para a semana que vem. O relator da matéria é o deputado José Guimarães (PT-CE).

O texto proposto pela bancada de senadores do PT presta homenagem ao ator, diretor, roteirista, apresentador e humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, aos 42 anos, depois de contrair Covid, e libera R$ 3,8 bilhões para amenizar os impactos negativos da Covid-19 no setor cultural, um dos mais afetados pela pandemia. Estima-se que serão beneficiados cerca de 5 milhões de trabalhadores da cultura em todos os cantos do país.

A Lei Paulo Gustavo enfrenta mobilização contrária do governo Bolsonaro no Congresso Nacional e vem sendo ferozmente atacada pela estrema direita nas redes sociais, inclusive em live que contou com participação do Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, do secretário da área de fomento, André Porciúncula, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Da Redação