TV Bancários desta quinta (14) discute retração econômica, desemprego, inflação e crise social

0

O TV Bancários desta quinta-feira, 14 de outubro, discute a difícil conjuntura econômica que combina queda nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), desemprego, inflação em alta e degradação das condições de vida dos brasileiros. O convidado do programas é Clóvis Scherer, economista da Subseção Dieese da CUT Nacional.

Na sua última projeção de crescimento para o PIB brasileiro, neste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou 0,1 ponto percentual, ficando em 5,2%. Para o ano que vem, o corte foi de 0,4 pontos, com a estimativa de crescimento caindo de 1,9% para 1,5%.

A inflação disparou e já supera dois dígitos. Pelo INPC/IBGE do período de setembro/2020 a agosto/2021, atingiu 10,42%. São mais de 14 milhões de brasileiros desempregados e 31,7 milhões de pessoas subutilizadas.

A fome atinge 20 milhões de brasileiros e 24,5 milhões enfrentam incerteza quanto a garantia de alimento para o dia a dia. Outros 74 milhões vivem inseguros sobre se vão acabar passando por isso.

O TV Bancários que discute a conjuntura econômica e a crise social vai ao ar às 19h desta quinta-feira, com transmissão ao vivo pelo TV Comunitária de Brasília (canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato. Acompanhe.

Da Redação