O TV Bancários desta quinta-feira (11) tem como tema “Empréstimo consignado para quem recebe Auxílio Brasil: exploração do drama dos mais pobres no período eleitoral com benefício apenas para o sistema financeiro”.
A convidada do programa é a socióloga Adriana Marcolino, técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A apresentação estará a cargo de Paulo Miranda, jornalista e diretor da TV Comunitária de Brasília.
O governo federal iniciou na primeira semana de agosto o pagamento do Auxílio Brasil com reajuste de R$ 200, elevando o benefício para R$ 600, valor a ser mantido apenas até dezembro deste ano. Além disso, o auxílio ainda foi estendido a 1,6 milhão de pessoas que ainda não eram beneficiárias.
A destinação de mais dinheiro às famílias mais pobres veio acompanhada também de autorização aos bancos para a oferta de empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), medida que deve levar os que vivem em privação, muitos enfrentando o drama da miséria e da fome, a se sujeitarem a juros escorchantes em busca de um pouco mais de recurso para o socorro de suas necessidades prementes e imediatas.
Após análise dos efeitos do empréstimo consignado a quem recebe Auxílio Brasil, a conclusão do Dieese é de que, ao ampliar a possibilidade de endividamento dos mais pobres, a medida favorece apenas às instituições financeiras.
O TV Bancários vai ao ar às quintas-feiras, de 19h, com transmissão ao vivo pela TV Comunitária (Canal 12 da Net) e pelas redes sociais do Sindicato.
Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília