Trabalhadores dos Correios realizam ato contra privatização da estatal nesta quinta (22)

0

Nesta quinta-feira (22), o trabalhadores dos Correios realizam ato contra a privatização da estatal. Na ação, que acontece na Rodoviária do Plano Piloto, às 17h, a categoria distribuirá uma carta aberta à população e recolherá assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da empresa 100% pública e a serviço do povo brasileiro.

A atividade acontece um dia após o governo federal anunciar uma lista com 17 estatais que serão privatizadas. De acordo com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), o Correios será a primeira empresa a ser entregue ao mercado privado. Além dos Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eletrobras, Casa da Moeda e outras estão na mira do governo.

Entretanto, o processo de privatização ainda deve passar pelo Congresso Nacional, como definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No início de maio deste ano, o STF proibiu a venda de estatais sem o aval do legislativo. Por isso, segundo a secretária de imprensa do Sintect-DF − sindicato que representa a categoria no DF e Entorno −, a mobilização deverá ocorrer em todos os espaços.

“Nesse ato, queremos deixar claro à população que ela será a maior prejudicada com a privatização dos Correios. Além disso, intensificaremos nossa pressão no Congresso para que os parlamentares não avancem com o projeto de entrega do patrimônio do povo brasileiro. Resistiremos”

Fonte: CUT Brasília