Termina nesta sexta (18) prazo para inscrições para a eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa

0

As inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro eleito pelos trabalhadores no Conselho de Administração (CA) da Caixa se encerram nesta sexta-feira (18). As eleições em primeiro turno serão realizadas de 18 a 22 de novembro. Se houver necessidade do segundo turno, este se dará de 2 a 6 de dezembro.

“A participação dos trabalhadores na administração da Caixa é uma conquista histórica e resultado da luta dos empregados”, destaca o diretor do Sindicato e empregado da Caixa Antonio Abdan. Ele ressalta que a função é de grande responsabilidade e exige compromisso na defesa de melhores condições de trabalho e por um banco 100% público.

A eleição para escolha do conselheiro representante está prevista na lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Lula e regulamentada por Dilma Rousseff. A medida dispõe sobre a participação dos trabalhadores em órgãos de administração das empresas públicas ou sociedades de economia mista controladas pela União, direta ou indiretamente.

Regras e critérios

O papel do conselheiro eleito é fiscalizar o uso dos recursos administrados pela Caixa, garantindo transparência e respeito à gestão pública e a seu patrimônio. O ocupante do cargo deve estar atento às regras e critérios legais.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília