Sindicato vai à Secretaria de Saúde do GDF e inicia entendimentos para organizar vacinação dos bancários contra Covid-19

0

No entanto, não há data para iniciar atendimento

Dando sequência às inúmeras agendas e estratégias em defesa da vacinação dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro do Distrito Federal, a direção do Sindicato dos Bancários de Brasília reuniu-se com a Secretaria de Saúde do GDF nesta quinta-feira (17) para iniciar os entendimentos de organização e consecução do plano operacional para vacinar as bancárias, bancários e demais trabalhadores em bancos, o mais breve possível.

Na pauta, esclarecimentos dos critérios para definir e apresentar listagem, mecanismos para agendamento, estratégias de comunicação, divulgação e a situação dramática das remessas e estoques de vacinas no DF.

Segundo o GDF, as listas com os dados cadastrais dos beneficiados são de responsabilidade das entidades representativas reconhecidas pela Secretaria, no caso dos bancários, o Sindicato. E destacou que, em caso de inconsistências ou dificuldades para agendamento, quando inclusa a categoria, o primeiro passo deverá ser procurar o Sindicato para checar as informações sobre o envio de seus dados à pasta.

Todavia, a expectativa da direção do Sindicato de construir na reunião o plano de operacionalização da vacinação da categoria, com previsão de início da vacinação dos bancários, não foi possível. A imprecisão é contextualizada pelo secretário e chefe da Casa Civil Gustavo Rocha, ao informar em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17) que o GDF não recebeu as doses que estavam previstas para esta semana nem foi dada previsão de recebimento de novos lotes dos imunizantes nesta semana, o que também deixa sem previsão a liberação de vagas para abertura de nova faixa etária ou inclusão de nova categoria, como é o caso dos trabalhadores em bancos, o que só será possível com a chegada de novas doses.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, lamentou imensamente a dramaticidade da situação. “Após intensa luta para assegurar a justa e necessária priorização da vacinação à categoria bancária, expondo a saúde e vida durante toda pandemia, inclusive trabalhando aos finais de semana para realizar os milhões de atendimentos feitos à população do DF, estamos diante desse impasse intencionalmente gerado pelo posicionamento irresponsável do governo Bolsonaro, conforme verifica-se na CPI da Covid-19”, afirmou Kleytton.

“No diálogo com o GDF, diante dessa situação de ausência de doses suficientes para imunizar de uma única vez os trabalhadores, buscamos o entendimento de construi-lo por fases, a partir da percepção da situação dos riscos a que estão expostos os colegas”, explica o dirigente.

Presente à reunião, a diretora da secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira, pontuou os dados alarmantes de contaminação e óbitos na categoria. “A situação é insustentável. Os dados oficiais divulgados pelo Caged revelam a dramaticidade da situação enfrentada pelos trabalhadores em bancos. O crescimento do número de óbitos na categoria durante os primeiros 12 meses da pandemia foi de mais de 176%, disparadamente um dos mais elevados dentre as categorias profissionais, só perdendo para os profissionais da saúde de Manaus. Não suportamos mais as notícias de óbitos ou internações graves dos colegas, exigimos vacina já”, reforça Vanessa.

A diretora da Secretaria de Saúde da Federação Centro Norte, Rafaella Gomes, reforçou a importância de um canal de comunicação tempestiva do GDF com o Sindicato. “É fundamental que nos envios de novas levas de vacina para o DF o Sindicato seja acionado de modo a poder tempestivamente comunicar a categoria, pois o nível de pressão e ansiedade só aumenta com o agravamento da pandemia e as ocorrências de internações graves ou óbitos entre os trabalhadores”, destaca Rafaella.

Projeto aprovado garante vacinação aos bancários

Outra importante vitória para os bancários é que nesta quinta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 1011/2020, que trata da inclusão de categorias profissionais essenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19.

Para saber mais acesse áudio: Presidente do Sindicato, Kleytton Morais comemora inclusão dos bancários no grupo prioritário para a vacinação contra a covid

Da Redação