Sindicato solicita esclarecimentos ao Santander sobre eventuais mudanças em contratos e reestruturação interna

0

O Sindicato encaminhou, nesta sexta-feira (25), um novo ofício ao Santander em que solicita esclarecimentos sobre informações que circulam nas redes sociais e agora entre os funcionários indicando possíveis mudanças na estrutura interna e no regime de contratação.

No documento, o Sindicato destaca que as informações ganharam força desde o dia 22 de outubro, quando diversos funcionários do banco entraram em contato relatando que, a partir de 2025, os especialistas do Santander passariam do regime de contratação CLT para Pessoa Jurídica (PJ). Já em 2026, a mudança para PJ também abrangeria os gerentes de empresas, enquanto o cargo de Gerente Van Gogh estaria previsto para ser extinto.

“Essas informações, somadas à constante transferência de setores do banco para empresas do conglomerado, como SX Tools Serviços, First, Propera, SX Negócios, entre outras, têm gerado um ambiente de insegurança entre os trabalhadores, causando grande ansiedade e pânico”, diz trecho do ofício, assinado pelo presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

“Diante disso, solicitamos que o Santander se pronuncie de forma urgente sobre a veracidade dessas informações e apresente detalhes sobre os eventuais processos de reestruturação”, reforça Eliza Espíndola, diretora da Federação Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

O Sindicato também propõe a realização de uma reunião na próxima semana para discutir as questões mencionadas e outros pontos de interesse dos trabalhadores.

Confira o ofício encaminhado na íntegra:

of-175

Da Redação