Sindicato oficia governo Ibaneis e exige priorização da categoria bancária no plano de vacinação

0

Articulação com parlamentares e presidente da Câmara Legislativa reforça a luta

O Sindicato oficiou o governo do Distrito Federal (clique aqui para acessar a íntegra do ofício) nesta quarta (31/3). A solicitação de inserir os trabalhadores do sistema financeiro na priorização da vacina contra a covid-19 apoia-se nos documentos da OMS, do Ministério da Saúde e da própria Secretaria de Saúde do DF, que tratam do enquadramento das categorias no rol das que deverão ser priorizadas no plano de imunização.

Os trabalhadores do sistema financeiro em Brasília totalizam mais de 40.000, dos quais 27.500 são empregados em bancos ou cooperativas. Desses, 11.500 trabalham em agências bancárias, no âmbito da pandemia, promovendo serviços essenciais à população.

“Durante todo tempo da pandemia, esses trabalhadores permanecem na linha de frente das atividades de atendimento ao público e assim expostos por todo período a níveis elevados de risco de se contaminar e transmitir a infecção,” explica o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Kleytton destaca a recomendação da OMS, segundo a qual em um cenário epidemiológico de transmissão comunitária, grupos sociais e trabalhadores essenciais em níveis elevados de risco de se contaminar e transmitir infecção devem ser considerados para priorização de vacinas.

Desse modo, reforça que a inclusão dos trabalhadores do ramo financeiro nos grupos prioritários para a vacinação da Covid-19 é consonante com os objetivos dispostos no Plano de Operacionalização da Vacinação (PNO) Covid-19 no DF, na medida em que objetiva minimizar a transmissão da doença a partir da vacinação desse grupamento de trabalhadores. Afinal, “salta aos olhos o elevado risco de exposição e transmissão do vírus, vez que a esse risco estão submetidos os trabalhadores que atuam na linha de frente no atendimento aos clientes e usuários do sistema financeiro nacional”, conclui o dirigente.

Articulação com a Câmara Legislativa

Da mesma maneira, o Sindicato encaminhou ofício aos parlamentares da Câmara Legislativa do DF solicitando audiência para tratar a questão da inclusão dos bancários na priorização da vacina. As comunicações foram dirigidas para o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), o presidente da Comissão Especial da Vacina, deputado Fábio Felix (PSOL), além da deputada Arlete Sampaio (PT) e dos deputados Chico Vigilante (PT) e Leandro Grass (Rede).

“Nossa intenção é dialogar com o legislativo local, partindo daqueles que já provocaram publicamente o debate (veja aqui a CARTA ABERTA AO GOVERNADOR IBANEIS ROCHA – VACINA JÁ!)” além de outros atores, a fim de que o governo Ibaneis Rocha encaminhe, semelhante ao ocorrido em outros estados, a compra das vacinas. Nossa defesa é pela inclusão dos trabalhadores do sistema financeiro na lista de priorização da vacina e, ao mesmo tempo, que haja uma orientação do GDF na elaboração e concretização de um plano universal de vacinação já pelo SUS e para todos os brasilienses”, conclui Kleytton Morais.

Leia mais:

> Sindicato se une à campanha DF Vacinado e convoca bancários a assinarem o abaixo-assinado
> Bancários fazem abaixo-assinado por prioridade na vacina
> Sindicato ganha apoio na CLDF na luta pela vacinação dos bancários de Brasília

Da Redação