Sindicato se reuniu com aprovados no concurso do BRB nesta terça (10)

0

Dias depois do pedido de prorrogação da validade do concurso do BRB de 2019, o Sindicato se reuniu com representantes dos aprovados no certame. Durante o encontro, realizado nesta terça-feira (10) em sede provisória do Sindicato, foram traçadas novas linhas de atuação para garantir que mais aprovados sejam convocados pelo banco. Todas as medidas de saúde e segurança foram adotadas durante a reunião.

Ex-bancário do BRB, o presidente do Sindicato Kleytton Morais, o diretor da FETEC/CN, Ivan Amarante e Humberto Almeida, diretor do Sindicato. Pela comissão dos aprovados no concurso BRB participaram Raquel Vieira de Souza e Ingrid Borges Duarte Pereira.

A direção do Sindicato reafirma o compromisso da entidade de estreitar o diálogo com o banco por mais convocações.

Kleytton Morais, presidente do Sindicato, lembrou que as questões levantadas em ofício recente enviado ao banco destacam as situações imediatas que precisam de resolução.

“Apontamos ao BRB, decorrência da situação de anormalidade pela pandemia, que é fundamental a necessidade de ampliação da validade do concurso de escriturário, realizado em 2019, bem como a reposição das vagas não preenchidas nas últimas convocações. Isso ajudará na melhoria das condições de trabalho e no atendimento a clientes e usuários, e representa o fortalecimento do BRB público”.

O ofício

No final do mês passado, o Sindicato enviou ofício endereçado ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, pedindo a prorrogação da validade do último concurso público para o cargo de escriturário do banco. A convocação dos aprovados e das pessoas que compõem o cadastro reserva significa a preservação da instituição como pública e do povo do DF e ainda fortalece os quadros técnicos.

No documento, a entidade reforçou ainda que, com o aumento da intensidade do trabalho ao longo dos anos, a contratação de novos trabalhadores se faz essencial. De acordo com análise do Dieese, no período de 2015 a 1º trimestre de 2021, houve redução do número de funcionários e concursados do banco em contraponto ao aumento das demandas.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília