Sindicato se reúne com aposentados do Itaú e discute sobre plano de saúde

0

Após reunião com bancárias e bancários aposentados do Itaú nesta quinta-feira (4), o Sindicato decidiu que vai analisar a viabilidade de ajuizar uma ação coletiva para tentar na Justiça a redução dos valores das mensalidades do plano de saúde desses trabalhadores, que passaram a ter um aumento exorbitante após a aposentadoria.

Os bancários aposentados reclamam que a diferença dos valores que eles estão pagando é gritante em relação ao que pagavam enquanto estavam na ativa, chegando, para alguns, a mais de 50% dos salários.

Louraci Morais, diretora da Fetec-CUT/CN e bancária do Itaú, esclarece que, ao se aposentar, o trabalhador tem direito a continuar com o plano de saúde do banco, mas tem de assumir a parte dele e a cota da empresa. “Porém, esses valores têm assustado os aposentados e, infelizmente, no momento da vida em que eles mais precisam de assistência médica, muitos desistem de continuar pagando o plano por falta de condições financeiras”, argumenta.

A dirigente sindical acrescenta que o Sindicato vai avaliar com atenção essa questão para redução da mensalidade. “Mas, para isso, é importante que todos os aposentados que estão vivenciando este problema entreguem até sexta-feira (12), na assessoria jurídica da entidade, a carteira de trabalho e documentos pessoais”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília