Sindicato reforça necessidade de discutir segurança e saúde no Dia em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho

0

Há 18 anos, o mundo do trabalho volta suas atenções para a saúde e segurança dos trabalhadores no dia 28 de abril, Dia em Memória das Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. Em meio à maior crise sanitária, econômica e social das últimas décadas, o Sindicato ressalta que o cenário mundial exige cada vez mais atenção à vida do trabalhador.

Em 2020, por causa da pandemia, a data também passou a homenagear as vítimas da covid-19 e os familiares e amigos dos trabalhadores de serviços essenciais, que arriscam a sua saúde e sua vida para organizar o funcionamento da sociedade.

No ambiente de trabalho dos bancários e bancárias, a prevenção de doenças e acidentes de trabalho é pauta recorrente. Nas mesas de negociação com os bancos, os representantes da categoria insistem, ainda em 2021, que as instituições financeiras respeitem os bancários e emitam a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), por exemplo.

Secretária de Saúde interina do Sindicato, Hella Sayeda destaca que um documento aparentemente simples é o que confere segurança trabalhista àqueles que sofreram acidente ou adquiriram doenças por conta do trabalho. “Estamos falando de vidas, pessoas. E o respeito à humanidade dos trabalhadores deve ser prioridade acima de lucro ou de qualquer outra coisa. Hoje e sempre, nos solidarizamos com as vidas das vítimas de acidentes de trabalho”, comenta Sayeda.

“A emissão da CAT também garantirá o emprego ao trabalhador adoentado/acidentado (e aqui estamos falando de vários tipos de acidentes e doenças), após o encerramento do auxílio-doença acidentário, pelo prazo mínimo de doze meses. Portanto, não há o que recear em exigir que seja emitido este documento”, alerta a dirigente.

Importante frisar que a emissão da CAT pode ser feita pelo empregador ou pelo sindicato que representa o conjunto dos trabalhadores. Caso você precise emitir o documento, entre em contato com o Sindicato pelos canais de atendimento.

Origem da data 28 de abril

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília