Sindicato reforça cobrança ao GDF para inclusão dos bancários na prioridade de vacinação contra a covid-19

0

Após exigir do governo Ibaneis a priorização da categoria bancária no plano de vacinação contra a covid-19, o Sindicato oficiou também o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, nesta terça-feira (6), reforçando a importância do atendimento deste pleito. A entidade enfatiza que a inclusão dos trabalhadores do ramo financeiro nos grupos prioritários é consonante com os objetivos dispostos no Plano Operacional de Vacinação (PNO) contra a Covid-19 no DF, na medida em que objetiva minimizar a transmissão da doença a partir da imunização.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, reiterou que “durante todo o tempo de pandemia, esses trabalhadores, que totalizam mais de 40 mil no DF, permanecem na linha de frente das atividades de atendimento ao público e assim expostos por todo período a níveis elevados de risco de se contaminar e transmitir a infecção”.

Conforme esclarece Kleytton, o ambiente das agências bancárias é potencial na exposição à infecção de covid-19, face a sua disposição (ambiente fechado, sem ventilação natural e com amplíssimas superfícies de contato) e que as situações de atendimento decorrentes dos processos massificados de pagamento dos benefícios, com destaque para os do auxílio emergencial, obrigou os profissionais a manterem contato, durante toda jornada de trabalho, com os clientes e usuários.

Concluindo, o presidente do Sindicato destacou o temor de que esse cenário possa se agravar ainda mais devido às necessidades de afastamento em casos de exposição e contágio, com capacidade de desestabilização do atendimento à população tão fragilizada no decorrer dessa pandemia.

Articulação com parlamentares

O Sindicato também encaminhou ofício aos parlamentares da Câmara Legislativa do DF solicitando audiência para tratar a questão da inclusão dos bancários na priorização da vacina. As comunicações foram dirigidas para o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), o presidente da Comissão Especial da Vacina, deputado Fábio Felix (PSOL), além da deputada Arlete Sampaio (PT) e dos deputados Chico Vigilante (PT) e Leandro Grass (Rede).