Sindicato realiza pesquisa para avaliar reflexos da Covid-19 na saúde e no trabalho bancário

0

O Sindicato realiza a partir desta quinta-feira (17) até 4 de julho pesquisa sobre as consequências da pandemia do novo coronavírus entre os bancários do Distrito Federal. “Além de mapear os casos de Covid-19, com seus agravos e sequelas, o levantamento tratará também dos impactos ambientais e psicossociais enfrentados pelos trabalhadores”, esclarece Vanessa Sobreira, diretora da Secretaria de Saúde do Sindicato.

O questionário terá ampla divulgação também pelas redes sociais da entidade. Os dados colhidos junto aos trabalhadores das instituições financeiras públicas e privadas serão apresentados e debatidos no Congresso Distrital dos Bancários do DF e Entorno, a ser realizado até a primeira semana de agosto.

“A proposição nos dará a percepção dos colegas relativos aos riscos e efeitos da exposição à Covid-19 e nos ajudará a identificar, inclusive, os problemas psíquicos decorrentes do longo período de isolamento social ou de exposição ao vírus, além da pressão no trabalho, com metas abusivas, mesmo em cenário pandêmico”, ressalta Vanessa.

A iniciativa é um dos primeiros atos do Comando Regional dos Bancários, criado em 5 de junho deste ano, com o objetivo primordial de lutar pela inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) e definir ações em defesa da vida e da saúde física e mental dos trabalhadores do sistema financeiro.

Coordenado pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), o Comando Regional é integrado pelos presidentes de 11 sindicatos da região.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, ressalta a importância de uma efetiva e ampla participação dos bancários e bancárias, para a que a pesquisa reflita a realidade dos trabalhadores no contexto da pandemia e ofereça subsídios consistentes para a definição da pauta e das ações da categoria pela preservação da vida, por saúde e condições adequadas de trabalho no próximo período.

Também serão avaliadas as condições do regime de teletrabalho.

“Contamos com a manifestação de todos e todas”, convoca Kleytton Morais.

Para participar da pesquisa, clique aqui: https://lime.dieese.org.br/index.php/159596?lang=pt-BR

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília