Sindicato participa da campanha de doação de sangue do Hemocentro

0

No Dia Mundial da Saúde e no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus no DF e no Brasil, o Sindicato soma esforços e convida bancários e bancárias a apoiar a campanha de doação de sangue do Hemocentro. A mobilização tem como objetivo aumentar os estoques de sangue que têm estado abaixo do adequado em virtude do número cada vez maior de infectados pela covid-19.

“Seu sangue é muito importante para você e pode ser fundamental para o próximo”, alerta a secretária de Saúde em exercício do Sindicato, Hella Sayeda. A diretora do Sindicato lembra que “bancários e bancárias têm histórico de luta, têm em seu DNA a mobilização em defesa da vida e este é mais um momento em que podemos fazer a diferença”.

Para fazer parte da campanha, basta agendar sua doação de sangue aqui. No dia marcado, compareça ao Hemocentro com seu documento oficial de identificação com foto.

Confira agora as condições básicas para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);

– Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

– Há medicamentos que podem impedir a doação. Confira algumas restrições em nossa lista de impedimentos;

– Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;

– Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar duas horas antes da doação.

O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar. Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem; não omita informações importantes, pois é na triagem que é garantida a segurança do doador e do receptor.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília