Sindicato entrega certificação de paternidade responsável a mais seis bancários

0

Ao final das palestras ministradas na quinta-feira (27), pela enfermeira Dayane Alessandra e pelo Segundo Sargento do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros do DF, Carlos Gonçalves, o Sindicato entregou certificados a mais seis bancários participantes do Curso de Paternidade Responsável.

As palestras são a última etapa do curso – a primeira se dá pela plataforma online. O certificado confere aos futuros pais o direito à ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e previsto pela Lei 13.257/16.

A realização do curso foi acompanhada pelo diretor da Fetec-CUT/CN e bancários do BRB, Ivan Amarante, que colabora com as ações da Secretaria de Formação do Sindicato. Ivan ressalta que o objetivo do curso é proporcionar ao bancário maior conscientização acerca da paternidade, com participação mais efetiva na criação dos seus filhos. “A demanda tem aumentado e o meu recado é para que continuem procurando o Sindicato, porque temos condições de proporcionar, cada vez mais, esse e outros tipos de formação”, disse ele.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção, inclusive por casais homoafetivos, de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

O curso

Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato, realizada pelo Corpo de Bombeiros e por médicas ou enfermeiras especializadas em recém-nascidos.

Evando Peixoto
Do Seeb Brasília