Não se pode separar paz de liberdade porque ninguém consegue estar em paz a menos que tenha sua liberdade.
Malcom X.
Com esta mensagem acompanhada da ilustração do vôo da Águia, o Sindicato dos Bancários de Brasília, inicia nesta semana a entrega do Caderno Agenda 2025 aos bancários e às bancárias sindicalizados.
Diretamente nas Agências e nos seguintes locais:
Banco do Brasil (Sede I – 201 Norte, Sede III – Setor Bancário Sul e Sede IV – DITEC 716 Norte)
Caixa Econômica Federal (Matriz I – Setor Bancário Sul, Matriz II – Setor de Autarquias Sul e Matriz III – Ed. José de Alencar 512)
BRB (CNC- 201 Norte, Torre B e Torre C – Ed. Brasília – Setor Bancário Sul)
Nas suas primeiras páginas, descreve qual o trabalho do sindicato, baseado na sua Missão, Visão, Prerrogativas e Deveres e Papéis do Sindicato de organizar a mobilização dos trabalhadores e das trabalhadoras; sua estratégia de atuação, como representante da categoria do ramo financeiro perante os patrões e autoridades na defesa de seus direitos, reivindicações e necessidades coletivas e individuais.
Ser um Sindicato reconhecido pela sua constante luta em defesa de objetivos imediatos e históricos dos trabalhadores, tendo a perspectiva de uma sociedade igualitária, onde prevaleça a democracia política, social e econômica.
Como dever estabelecer negociações com a representação patronal nas convenções e acordos coletivos. Apoiar aos associados e associadas cultural, profissionalmente e na comunicação, entre outras.
Fiscalizar as condições de trabalho, o cumprimento da legislação trabalhista, da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) além de levantar e divulgar informações sobre o mundo do trabalho sob o ponto de vista da trabalhadora e do trabalhador.
O Sindicato informa ainda por meio do Caderno Agenda 2025 as vantagens e os benefícios disponibilizados à categoria como a formação sindical; o Sindicato Cidadão; assistência jurídica; atenção à saúde do trabalhador; cultura e lazer; estudos socioeconômicos e assuntos parlamentares. Na área de Comunicação, a produção do Informativo Bancário e jornais específicos por bancos, materiais diversos distribuídos nos locais de trabalho e outras publicações voltadas aos interesses dos trabalhadores e clientes e usuários das instituições financeiras.
Na linha do tempo de 1923 a 2024, traz as conquistas e seus direitos da força da classe trabalhadora histórica e, em particular, dos bancários e bancárias.
Acesse as redes sociais do Sindicato dos Bancários para usufruir destes serviços dedicados a você bancária e bancário de Brasília.
Caderno Agenda 2025 instrumento de trabalho para a sua organização.
Acompanhe o calendário político de 2025. Participe!
Jacira da Silva
Com o Seeb-DF