Sindicato e BRB assinam prorrogação do ACT, com garantia de reajustes e direitos

0

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, assinaram na manhã desta quinta-feira (17) a prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos bancários do instituição financeira, preservando todos os direito – como a incorporação por tempo de função, os auxílios instrução, alimentação, academia e creche -, além de tantos outros benefícios conquistados com muita luta pelo movimento sindical.

Com a assinatura do acordo, o banco pagará nesta sexta (18) os salários já com o reajuste aprovado para este ano, de 1,5%, abono de R$ 2.000 e aplicação do INPC nas demais verbas, como VA e VR. Para 2021, os funcionários têm garantida a reposição integral da inflação (INPC) mais 0,5% de aumento.

“Como o BRB foi o primeiro banco onde trabalhei, conservo grande carinho e amizades dentro da instituição. Poder participar da defesa dos direitos dos trabalhadores dessa casa, lutando sempre pela melhoria das condições de trabalho e de vida dos bancários e suas famílias, é uma honra”, relata o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

No encontro desta quinta, além da importante cerimônia de assinatura, houve diálogo positivo entre o Sindicato e o banco em várias questões de interesse das funcionárias e funcionários do BRB.

Confira os temas tratados:

PCCR

O banco apontou que já está pronto para iniciar um diálogo sobre alterações no PCCR. Inicialmente, a intenção é corrigir situações que, na visão da gestão do banco, podem ser melhoradas. O Sindicato quer ter acesso aos estudos e participar do debate. O banco sinalizou que vai enviar as informações.

Nova Corregedoria

O banco manifestou interesse em dialogar sobre a nova Corregedoria do banco, e acerca de questões de disciplina, algumas apontadas ainda na transição do governo.

Balcão e Saúde BRB

Está em curso a negociação sobre o balcão de negócios da BRB Card, com o objetivo, segundo a gestão, de fortalecer o banco negocialmente. O BRB reforça o interesse em garantir o plano de saúde dos trabalhadores e sinalizou com disposição de dialogar com o Sindicato na questão de custeio da Saúde BRB e pós-emprego.

O Sindicato pondera que a saúde do trabalhador é uma de suas principais bandeias de luta, e tudo que for relacionado ao tema tem interesse em analisar e por ele lutar, para que seja sempre fortalecido, assegurando ao trabalhador segurança nos momentos de necessidade.

PSI

O banco informou que está retomando os processos seletivos, com alterações visando sanar os problemas encontrados e garantindo um processo mais bem estruturado. O Sindicato informou que todas as reclamações e denúncias sobre os processos seletivos foram informadas à direção do banco, inclusive as demandas levantadas em reunião com os funcionários da TI, e espera que os processos possam fluir da melhor maneira possível. Além disso, vai buscar junto aos funcionários a percepção sobre as alterações realizadas.

O Sindicato reforçou também a reclamação dos funcionários de ter que enviar todos os documentos novamente, sendo que eles já estão em posse do banco. O banco informou que está buscando maneiras de melhorar a comunicação e o compartilhamento de dados junto à empresa contratada. “Esperamos que as áreas envolvidas consigam afinar o processo de forma que seja prazerosa a participação, e para isso é necessário ouvir as reclamações da base”, afirma Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato, que participou da assinatura.

Concursados

Foi discutida no evento a questão dos concursados do BRB, sendo essa uma pauta histórica do Sindicato dos Bancários de Brasília, cuja luta de anos, forte e persistente, é responsável por grande parte dos funcionários do banco estarem hoje trabalhando no banco.

Nesta quarta-feira (16), houve reunião do Sindicato e de concursados com a diretora de Pessoas e os assessores do presidente do banco, na qual foi discutida a situação de entendimento sobre quantitativos que ainda deveriam ser obrigatoriamente convocados. O banco alegou que, na interpretação dele, já está chamando mais do que é obrigatório, tanto escriturários quanto analistas de TI. O Sindicato e os concursados ponderaram sobre a questão profundamente, tendo havido compromisso de canal de comunicação do BRB com os concursados, por meio do Sindicato, para estarem dialogando com todos sobre as possibilidades de contratação, sendo definida uma próxima reunião para após o balanço de outubro. Nesse encontro, o Sindicato vai levar os participantes da reunião desta quarta, além de outras lideranças dos concursados, e ali será analisada a situação e deliberadas ações sobre o concurso.

Ainda durante o evento de assinatura de prorrogação do ACT, o presidente do banco informou a vontade de contratar, que a empresa está no esforço de expansão, com a criação de novas agências, consolidou o entendimento de avaliação nos balanços trimestrais junto com o Sindicato, e o que for possível dentro da realidade estratégica do banco será realizado.

Outra questão que pode influenciar diretamente nisso foi a solicitação de agenda feita pelo diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa para que possam ser ouvidos pela presidência funcionários do banco que querem participar de futuros PDVI e outros com ideias para melhorar os que são lançados pelo banco. O diretor ponderou que o Sindicato, por princípio, não entra no tema, mas que, como foi decidido no seminário dos funcionários do BRB, se buscaria uma interlocução para ajudar os trabalhadores com esse interesse. Assim, solicita essa agenda com o banco, para que eles possam se manifestar sobre o assunto.

O banco informou que a atual gestão está aberta ao diálogo, acata a solicitação e vai verificar a situação e o orçamento para um eventual novo plano. “Com a saída de valorosos guerreiros e guerreiras que vão curtir sua aposentadoria, amparados ainda pela AFA (Associação de Funcionários Aposentados do BRB), Regius e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, aumenta ainda mais a possibilidade de se avançar no cadastro de reserva dos concursados do BRB, além de possibilitar ascensão profissional às vagas de função que são abertas”, avalia Ronaldo.

Também foi discutida pelos presidentes a Campanha Nacional 2020, sendo reforçado pelo presidente do BRB o canal de diálogo com os funcionários do banco.

“A postura de diálogo reforçada pelo presidente Paulo Henrique e sua diretoria é importante para que possamos ter agilidade no debate das questões de interesse da categoria, colocando e expondo a visão dos funcionários sobre os diversos temas e desejos, para que seja possível construir caminhos para todos”, pondera o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

Também participaram da reunião de assinatura da renovação do ACT a diretora do BRB Cristiane Maria Lima Bukowitz, a superintendente Cynthia Vieira Ferreira de Freitas e o assessor da presidência Dannyel Lopes de Assis.

Participaram da reunião com os concursados o diretor da Fetec-CUT/CN André Matias Nepomuceno, o diretor do Sindicato dos Bancários Ronaldo Lustosa da Rocha, os concursados Gabriel dos Santos Diniz, Ana Teresa Alves e Paulo Gastão Ferreira, além da diretora do BRB Cristiane Maria Lima Bukowitz e dos assessores da presidência Carlos Sérgio da Costa Lima e Dannyel Lopes de Assis.

Da Redação