Sindicato e bancários do HSBC realizam Dia Nacional de Luta pelo pagamento da PLR

0

Em apoio aos bancários e bancárias do HSBC, o Sindicato dos Bancários de Brasília está participando, nesta segunda (29), do Dia Nacional de Luta do HSBC contra o não pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente a 2015. O banco também negou pagar os valores do Programa Próprio de Remuneração (PPR Administrativo).

Indignados com a situação, os funcionários do banco no Distrito Federal já fecharam várias agências, entre elas as da 509 e 502 Sul, 504 e 511 Norte, Taguatinga, Lago Sul e Sobradinho. A previsão é que até o final do dia mais agências sejam fechadas.

“Tentamos de todas as formas uma negociação séria com o HSBC. Mas, infelizmente, o banco não quer conversar com a gente. Que fique bem claro que não iremos aceitar a justificativa de que o resultado do Grupo no Brasil foi abaixo do esperado”, enfatizou Paulo Frazão, bancário do HSBC e diretor do Sindicato.

Frazão se refere à queda de 1,2% no lucro líquido e um prejuízo inesperado no quarto trimestre (US$ 858 milhões). Mas mesmo com a redução no volume de negócios (2,36%), o próprio presidente do HSBC, Douglas Flint, chamou o desempenho do grupo de “globalmente satisfatório”.

“A decisão do banco é um desrespeito total com as bancárias e bancários que se empenharam durante todo o ano. Mais uma vez, o banco vem protelando o pagamento do que já foi acordado. Nós, funcionários, não somos responsáveis pelas decisões globais tomada pela empresa”, protestou o diretor do Sindicato Raimundo Dantas, também funcionário do HSBC.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília