O Sindicato, a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito da Região Centro-Norte (Fetec/CN) reuniram-se na última sexta-feira, dia 16, com representantes do Banco do Brasil para discutir as ações que estão sendo adotadas para a promoção da igualdade de gênero nas relações de trabalho dentro do BB.
Um dos objetivos do programa é desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e cultura organizacional. O tema é relevante pois não existe nenhum país que tenha eliminado as desigualdades de gênero. Mulheres e homens ainda não possuem as mesmas oportunidades de acesso ao poder e à participação na vida política, por exemplo.
A igualdade de oportunidade entre homens e mulheres é uma questão de direitos humanos, daí a importância de ações que concorram para a promoção da eqüidade de gênero, como essa, pontuou a secretária de Políticas Sindicais Mirian Fochi, que representou o Sindicato juntamente com o secretário de Assuntos Parlamentares, José Pacheco.
O Banco do Brasil planeja trabalhar a questão dentro do tema diversidade e afirmou que, embora de uma maneira ampla, trata dele em documentos importantes como no Código de Ética, na Carta de Princípios e nas Metas do Milênio da instituição.
Segundo a diretora-executiva de Políticas Sociais da Federação Centro-Norte, Leila de Matos Bertasso, não se pode correr o risco de resumir a questão à defesa apenas das mulheres. O que se pretende é construir, conjuntamente, a igualdade de homens e mulheres. É um processo difícil e que exige, num primeiro momento, propostas de ações afirmativas por parte da alta administração da empresa, sublinhou.
Os representantes dos trabalhadores solicitaram que a DIPES/RSA estabeleça uma agenda mensal para avaliação e acompanhamento das futuras ações a serem implementadas. A pedido do banco, as entidades representativas deverão apresentar sugestões na próxima quinta-feira 29.
Os bancários podem participar enviando propostas para o e-mail mirianfochi@bancariosdf.com.br.