Sindicato denuncia incoerência do BRB durante protesto nesta terça (25)

0

Todo o mundo já entendeu que o momento pede cuidado redobrado para evitar mais contaminações por covid-19 e influenza. O BRB, no entanto, segue na contramão. Nesta terça-feira (25), agências bancárias foram desfalcadas para a realização de um curso presencial no Núcleo Bandeirante. Contra a decisão do banco, que coloca em risco a vida e a saúde dos trabalhadores, o Sindicato promoveu um protesto.

A suspensão de cursos presenciais é a principal reivindicação da entidade. “O alto poder de transmissibilidade do vírus, em especial da variante ômicron, gera insegurança nos colegas para fazer o curso. Entendemos a importância da formação, mas somos contrários à realização de atividades em modalidade presencial porque é um grande risco à vida dos bancários, das pessoas com quem moramos e, consequentemente, da sociedade de maneira geral”, alerta a diretora da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Samantha Sousa.

Para o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa, “é um absurdo que o banco promova dinâmicas de grupo enquanto os números de contaminados por covid aumentam dramaticamente. O presidente do BRB passou por aqui e nós reforçamos a importância da reabertura da mesa de negociação para reverter situações insensatas como esta”.

A ameaça de contrair o coronavírus não é o único motivo que levou o Sindicato a organizar o protesto. Enquanto gerentes gerais e gerentes de negócio do banco são convocados para um curso presencial, denúncias dão conta de agências funcionando com apenas dois trabalhadores.

“As agências que já estão com déficit de funcionários, situação agravada com a pandemia. Aí, sobra para os bancários e bancárias que ficam, além dos clientes e usuários, a conta desse desfalque”, comentou Daniel de Oliveira, diretor do Sindicato.

A manifestação desta terça garantiu o compromisso do presidente do BRB, Paulo Henrique, a resolução dos principais problemas e a reabertura da mesa de negociação.

Joanna Alves
Do Seeb Brasília