Sindicato dá as boas-vindas e ressalta importância da luta coletiva em evento com os novos empregados da Caixa

0

O Sindicato participou no último sábado (5) do Programa de Integração e Ambientação à Caixa Econômica Federal dos 413 novos empregados da Caixa aprovados no último concurso e que tomaram posse no dia 1º.

Dirigentes do Sindicato e da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) participaram do evento e deram as boas-vindas aos novos empregados. Além de desejarem sucesso na carreira, destacaram a forte atuação do movimento sindical em defesa da categoria, enfatizando que concursos e mais contratações são reivindicações permanentes do Sindicato para reverter o processo de enxugamento enfrentando nos últimos anos.

O diretor do Sindicato Antonio Abdan destacou que “é com grande satisfação que estamos presentes, pois todos sabemos que uma das nossas lutas é para que a Caixa contrate mais empregados, haja vista a quantidade de clientes que o banco tem para atender e o número reduzido de empregados”.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que a Caixa está com déficit de 121.871 empregados. Só nos últimos dez anos, o banco fechou 11.238 postos de trabalho, passando de 98.200 empregados 2013 para 86.962 em 2023. Por outro lado, o número de clientes mais do que dobrou na última década, saltando de 71,7 milhões em 2013 para 152,5 milhões em 2023. Com isso, a relação de clientes por empregado passou de 730 clientes por empregado em 2013 para 1.753 clientes por empregado em 2023.

Sindicalização

“Viemos também para falar aos empregados sobre a importância da sindicalização e da unidade da categoria. A sindicalização e a arrecadação que dela decorre são fundamentais para a luta por direitos, melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os trabalhadores. É através da arrecadação, por exemplo, que os sindicatos podem oferecer o acesso à Justiça do Trabalho.
E dessa forma garantir maior poder de negociação e proteções legais”, acrescentou a diretora da Fetec-CUT/CN Elis Regina.

O novo empregado da Caixa Miguel Anjo se sindicalizou e ressaltou a importância do Sindicato para os trabalhadores. “É muito importante a gente fazer isso [sindicalizar-se]. Para ter os benefícios que temos hoje, foi muito importante ter o Sindicato. Não só o sindicato dos bancários, mas todo sindicato e toda luta trabalhista. A gente tem que pensar como vai ser o mundo não só para gente, mesmo que não nos importemos, mas como vai ser para nossos filhos, nossos familiares, e, empaticamente, para a sociedade inteira”.

“Venha somar-se a nós e sindicalize-se, participe de forma efetiva. Sabemos que a nossa luta é uma luta bancada pelo próprio bancário, em que ele entra com recursos, mas entra também com a sua força e mobilização”, convidou o diretor Antonio Abdan.

Também participaram da cerimônia os dirigentes Francinaldo Costa e Guilherme Simões.

Renato Alves
Do Seeb Brasília