O Sindicato retomou as negociações com o BRB nesta segunda e terça-feira após a proposta inicial do banco ser rejeitada em assembleia pelos trabalhadores na última quinta-feira.
Mesmo diante da postura inflexível e das negativas do banco, o Sindicato insistiu na defesa dos interesses dos trabalhadores, buscando atender a todos os pontos da pauta de reivindicações.
Após intensas discussões, o Sindicato conseguiu conquistar uma nova proposta que preserva direitos fundamentais para todos os funcionários. Um dos avanços mais significativos foi a manutenção do direito à incorporação, um aspecto essencial que retribui a dedicação e o esforço de anos de trabalho dos empregados, garantindo a estabilidade salarial mesmo diante de direções hostis aos trabalhadores.
Além disso, o jurídico do Sindicato atuou de maneira preventiva em relação à cláusula que abordava a compensação da 7ª e 8ª horas, entrando com mais de dez ações para garantir a defesa do direito dos trabalhadores. Além disso, o Sindicato assegurou prazo em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para que quaisquer ações residuais sobre essa questão possam ser discutidas e ajuizadas.
Conquistas dos bancários do BRB:
- Manutenção do ACT.
- Reajuste salarial: Aumento no salário e em todas as verbas de 4,64% em 2024, e INPC + 0,6% em 2025. Esse reajuste assegura ganho real para os trabalhadores.
- Incorporação: Garantia da incorporação de função para todos os empregados admitidos até 31/08/2018, assegurando a manutenção salarial.
- PLR: Acordo Coletivo com cláusula que garante a adoção uma base de distribuição mais vantajosa ao trabalhador.
- Auxílio creche: Equiparação ao valor praticado na CCT, aumentando para R$ 659,67, um ganho de R$ 102,19 (18% a mais que o valor que vinha sendo praticado pelo BRB).
- Teletrabalho: Aumento de 5% nas vagas destinadas à TI, passando de 25% para 30%, com discussões futuras com o Sindicato, tendo objetivo de ampliação do programa para todo o banco.
- Melhores taxas: Garantia das menores taxas praticadas pelo banco em todos seus produtos, exceto cheque especial.
- Programa para empregados em superendividamento: Redução do prazo para implantação do programa de 90 para 45 dias, com objetivo de resguardar salário e garantir condições dignas para as pessoas.
- Reembolso de certificações: Ressarcimento garantido para certificações obrigatórias para os funcionários que assumirem as funções de forma efetiva e mais 250 reembolsos (por ano) para empregados em geral.
- Abono assiduidade: Após o segundo ano, garantia de que os abonos não usufruídos serão lançados no primeiro período de férias subsequente, permitindo adicionalmente que o empregado possa escolher usufruir até o fim do terceiro ano.
Na assembleia da semana passada, o banco apresentou uma proposta que foi considerada insuficiente, não recebendo o apoio do Sindicato e sendo rejeitada pelos trabalhadores. Pressionado pela união dos empregados, o banco cedeu e apresentou avanços que agora podem ser apreciados.
Nova assembleia nesta quarta e quinta
Diante da análise do cenário, dos riscos envolvidos para os trabalhadores, pelo fato da proposta assegurar a manutenção de direitos essenciais e vantagens previstos no ACT, ter a inclusão de direitos sociais mais vantajosos previstos na CCT, o Sindicato orienta a aprovação da nova proposta. Isso é fundamental para dar segurança a todos em tempos de reforma trabalhista.
> Bancários do BRB têm nova assembleia nesta quarta e quinta
Nesta quarta (11), o Sindicato realiza nova assembleia, com plenária híbrida, às 19h, em sua sede (EQS 314/315), para esclarecer a proposta. Para participar remotamente, inscreva-se aqui. A assembleia segue com a votação da proposta nesta quinta-feira (12), de forma exclusivamente virtual, das 8h às 20h, por meio da plataforma https://bancariosdf.avaluesistemas.com.br/votacao/abertura/assembleia-geral-extraordinaria-brb/
*Atualizada às 15h57 em 11 de setembro de 2024
Da Redação