Sindicato cobra proteção contra Covid nos bancos e reforça convocação da CUT para lockdown no dia 24

0

O Sindicato dos Bancários de Brasília se dirige à população por mensagem de carro de som que circula pelo Distrito Federal levando solidariedade às famílias atingidas pela Covid-19 e divulgando as exigências feitas aos bancos, aos governantes e ao Banco Central para adoção de medidas que assegurem proteção efetiva à vida de bancários e clientes nas agências. A preocupação cresce com a escalada da pandemia e com a volta nos próximos dias do pagamento do auxílio emergencial.

O Sindicato reforça também a convocação feita pela CUT, demais centrais sindicais e movimentos sociais para o lockdown no dia 24, quarta-feira, em defesa da vida, do auxílio emergencial de R$ 600,00, do emprego, contra as privatizações, as metas abusivas e pelo reforço dos protocolos de biossegurança nos bancos.

Para a proteção à saúde e à vida dos trabalhadores e da população, o Sindicato cobra medidas eficazes para evitar as imensas filas e aglomerações nas agências e defende atendimento por agendamento, redução do horário nas agências, instalação de barreiras de acrílicos em todas as estações de atendimento ao público e reforço aos protocolos de proteção contra o contágio pelo vírus.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, explica que o lockdown convocado para o dia 24, com todos os trabalhadores permanecendo em suas casas, é um recado aos governantes de que o genocídio não pode mais ser tolerado. “Vamos dar uma resposta forte e muito clara à incompetência e ao descaso dos agentes públicos e dos empregadores em relação à saúde e à vida dos trabalhadores e dos milhões de brasileiros e brasileiras expostos diariamente ao contágio pelo coronavírus, enquanto o sistema de saúde entra em colapso por falta até mesmo de insumos básicos, como oxigênio e medicamentos”.

Áudio da mensagem do Sindicato divulgada em carro de som pelo DF:

Áudio da convocação feita pela CUT para o lockdown do dia 24:

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília