O Sindicato encaminhou nesta semana à Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil) ofício solicitando esclarecimentos a respeito do envio de mensagens de cobrança indevidas a participantes do plano Cassi Família.
Segundo denúncias recebidas pelo Sindicato, familiares de bancários que aderiram ao plano estão sendo cobrados por contribuições vinculadas a ações trabalhistas movidas por funcionários do BB que não lhes dizem respeito, uma vez que eles não mantêm qualquer vínculo empregatício com o banco.
De acordo com o próprio site institucional da Cassi, o plano Cassi Família é destinado exclusivamente a parentes de funcionários ou ex-funcionários do BB ou da própria Cassi, sem qualquer relação trabalhista. Ainda assim, esses participantes receberam comunicações padronizadas com orientações para adesão a parcelamentos relacionados a verbas trabalhistas reconhecidas judicialmente, o que o Sindicato considera indevido, injustificável e lesivo à boa-fé dos usuários.
Além da cobrança indevida aos familiares, há relatos bancários dando conta do envio excessivo e insistente de mensagens sobre o tema, o que vem gerando incômodo, pressão e até constrangimento. Há casos de trabalhadores que receberam até 20 mensagens via WhatsApp em um curto período, além de repetidos e-mails com conteúdo semelhante. A situação tem sido interpretada como assédio, especialmente pela forma reiterada e automática com que as comunicações vêm sendo encaminhadas pela Cassi.
Diante do cenário, o Sindicato exige a imediata suspensão do envio dessas mensagens aos participantes do Cassi Família, a revisão urgente dos critérios de envio de comunicações e a correção dos procedimentos internos. A entidade também solicita uma resposta formal com os devidos esclarecimentos, além da adoção de medidas que garantam o respeito à privacidade e ao equilíbrio nas práticas de cobrança da Cassi.
Da Redação