Em abril de 2024, o Sindicato dos Bancários de Brasília ajuizou três ações coletivas contra o Banco do Brasil, pleiteando o pagamento de adicional de periculosidade aos bancários e bancárias que trabalham nas torres Norte, Central e Sul do complexo Green Towers. A ação é baseada na presença de tanques de armazenamento de óleo diesel em quantidades superiores ao permitido pela regulamentação do Ministério do Trabalho.
Detalhamento das ações:
- Torre Norte: Processo na 13ª Vara do Trabalho de Brasília – DF. Ainda pendente de agendamento de audiência.
- Torre Central: Processo na 9ª Vara do Trabalho de Brasília – DF. Sem audiência designada até o momento, com defesa já protocolada pelo banco. O prazo para réplica está prestes a iniciar.
- Torre Sul: Processo na 3ª Vara do Trabalho de Brasília – DF. Sem audiência inicial designada e sem intimação ainda, mas já conta com contestação no processo.
No decorrer dos processos, serão realizadas perícias técnicas no edifício para comprovar a periculosidade. Após as audiências, manteremos todos informados sobre os desdobramentos.
Atenção aos bancários e bancárias:
Todos os bancários e bancárias que trabalham nas torres Norte, Central e Sul do complexo Green Towers estão abrangidos por essas ações coletivas e não precisam entrar com ações individuais para serem beneficiados. Não é necessária nenhuma medida adicional para que possam ser incluídos nos benefícios das ações.
Alertamos que alguns bancários e bancárias estão sendo abordados por supostos advogados oferecendo serviços para ajuizar ações de periculosidade, mencionando, inclusive, as ações do Sindicato. Pedimos a todos que tomem cuidado com esses contatos e lembrem-se que qualquer comunicação oficial sobre essas ações será feita diretamente pelo Sindicato.
Atenção: as ações coletivas ajuizadas pelo Sindicato não terão cobrança de honorários advocatícios por parte da entidade.
Para qualquer dúvida ou informação, entre em contato diretamente com o sindicato pelos canais oficiais.
Brasília/DF, 16 de maio de 2024.
Sindicato dos Bancários de Brasília