O Sindicato participou nesta quinta-feira (1º) de mais um dia nacional de luta. “Não adianta negar, saúde em 1º lugar!” foi o mote do protesto organizado por sindicatos de todo o país pelo fim das metas abusivas e por mais saúde na categoria bancária. Dirigentes sindicais fizeram panfletagem nos locais de trabalho e colocaram faixas em pontos estratégicos próximos aos prédios administrativos, falando sobre o adoecimento dos trabalhadores.
> Confira o Informativo Bancário Especial Saúde
O Sindicato fez ainda colagens de milhares de cartazes nas agências, com o mote da atividade, além de fazer anúncios em rádios do DF em denunciando a postura dos bancos em negar os dados sobre adoecimento dos bancários e bancárias devido à cobrança abusiva por resultados.
Secretária de Saúde do Sindicato, Vanessa Sobreira destacou a importância da mobilização para cobrar uma solução por parte dos banqueiros e alertar os trabalhadores e a população, “além de demonstrar nossa insatisfação com os bancos, que insistem em afirmar que não existem dados suficientes que comprovem que casos de adoecimento mental estão ligados à atividade de trabalho, o que é contestado por meio de pesquisa”.
Segundo Vanessa, cerca de 80% dos trabalhadores do ramo financeiro declararam, no levantamento Avaliação dos Modelos de Gestão e das Patologias do Trabalho Bancário, ter tido ao menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Destes, quase metade estava em acompanhamento psiquiátrico.
Da Redação