Reforma administrativa do governo Bolsonaro é o tema do TV Bancários desta quinta (13)

0

O TV Bancários desta quinta-feira (13) trata da reforma administrativa (PEC 32) enviada ao Congresso pelo governo Bolsonaro. O entrevistado do programa é Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Com o ministro banqueiro Paulo Guedes (Economia) à frente de sua defesa junto ao Congresso, a reforma acaba com a estabilidade de servidores e com os concursos como critério de acesso ao quadro funcional do setor, institucionalizando assim a contratação de apadrinhados políticos pelos gestores de plantão. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32) prevê também a extinção de cargos e órgãos por decreto do chefe do Executivo, sem a prévia autorização do Legislativo.

Com a surrada narrativa da necessidade de reduzir e privatizar o Estado brasileiro para melhorar o serviço público, o governo reedita a farsa da “caça aos marajás” com ataque ao andar de baixo e ao setor intermediário do serviço público, deixando de fora carreiras que concentram os cargos mais altos da administração, como as de juízes, promotores, procuradores, militares. Os alvos são os servidores administrativos de modo geral, os servidores da área de educação, da área de saúde e das áreas de assistência – aqueles que fazem o Estado acontecer.

A PEC atinge os servidores dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e do governo federal, tanto servidores das administrações direta e indireta como os empregados públicos, que atuam em bancos e empresas estatais.

O programa TV Bancários vai ao ar às 19h, ao vivo, pela TV Comunitária (canal 12 da Net), com transmissão também pelas redes sociais do Sindicato dos Bancários de Brasília – youtube.com/bancariosbsb e facebook.com/bancariosdf.

Da Redação