Protesto do Sindicato contra Pedro Guimarães repercute na imprensa nacional

0

Nesta quarta-feira (29), bancárias e bancários da Caixa Econômica Federal protestaram e com unidade na luta com diversas outras entidades representativas dos empregados e outros atores sociais colocaram fim à gestão ultrajante do agora ex-presidente da instituição financeira Pedro Guimarães. O protesto organizado pelo Sindicato foi realizado em frente à sede da instituição, o Matriz 1, no Setor Bancário Sul, após denúncias de assédio sexual contra Guimarães reveladas pelo portal Metrópoles.

E a luta coletiva para pôr fim a cultura do desrespeito, intolerância, objetificação e violência contra as mulheres ganhou destaque junto aos principais meios de comunicação.

Veículos como Folha de São Paulo, O Globo e Extra repercutiram a mobilização em matérias de capa e em suas páginas na internet. UOL e Metrópoles também deram grande visibilidade. O protesto foi destaque, inclusive, no Jornal Nacional, da TV Globo.

Durante o protesto, além das palavras de ordem e intervenções, em ato simbólico para exigir respeito e reforçar a importância do combate ao assédio, os participantes fizeram discursos contra o então gestor e entregam flores à funcionárias do prédio.

Entenda o caso

Pedro Guimarães é acusado por funcionárias da empresa de assédio sexual. Após toda a repercussão do caso e da atividade realizada pelo Sindicato de Brasília, Pedro Guimarães entregou o cargo ainda na quarta-feira (29) da presidência da Caixa Econômica Federal.

A demissão foi publicada no Diário Oficial da União. Na mesma portaria, o governo nomeou Daniella Marques, ex-secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, para ocupar o cargo. Marques é braço direito do ministro Paulo Guedes (Economia). Trabalhava com ele na Bozano Investimentos e é uma das principais aliadas desde o governo de transição.

Leidiane Souza
Colaboração para o Seeb Brasília