Primeira turma do Curso de Paternidade Responsável de 2020 recebe certificação

0

Os bancários da primeira turma do Curso de Paternidade Responsável receberam certificação nesta quinta-feira (30), ao final das palestras.

O encontro presencial, última etapa do curso, contou com a participação de seis futuros pais, quatro deles acompanhados de suas companheiras.

O certificado garante o gozo da licença-paternidade ampliada de 5 para 20 dias, conforme estabelecido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e previsto pela Lei 13.257/16.

Além de fortalecer o elo entre pai e filho já nos primeiros dias de vida do bebê, o curso orienta os pais quanto aos cuidados com o recém-nascido e sobre a importância da colaboração com a mãe, especialmente nos primeiros dias após o parto.

Esta edição do curso contou com a colaboração voluntária de Dayane Alessandra, do Saúde BRB, e de Carlos Gonçalves, Segundo Sargento do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros do DF.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

O curso

Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato, realizada pelo Corpo de Bombeiros e por médicas ou enfermeiras especializadas em recém-nascidos.


Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília