PLR é conquista do Sindicato: bancários recebem segunda parcela; confira calendário de pagamento

0

Primeira categoria profissional no Brasil a conquistar a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), os bancários consagraram esse direito em 1995. Desde então, a luta tem sido não só pela preservação dessa conquista, mas também por sua melhoria. “O aperfeiçoamento da regra e a ampliação dos valores se deram paulatinamente, ano a ano, com muita negociação, mobilização e greves históricas”, ressalta o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.

A segunda parcela da PLR relativa a 2019 está entrando na conta dos bancários neste mês de fevereiro e deverá ser creditada pela maioria dos bancos até 5 de março, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A Caixa informou que fará o crédito nesta quarta-feira (19), mesmo dia que fez a divulgação do seu lucro, de R$ 21 bilhões em 2019. O Banco do Brasil tem até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP (Juros sobre Capital Próprio) aos acionistas – a instituição já anunciou o pagamento para o dia 5 de março.

No caso do BRB, o acordo firmado em 2018 estabelece que o pagamento seja feito até o dia 20 do mês subsequente ao mês da publicação do balanço, mas o banco vem acatando solicitação do Sindicato para antecipação do crédito. Em 2019, o pagamento da segunda parcela foi antecipado e o Sindicato reivindicou que o procedimento se repita este ano. A publicação dos resultados do BRB está prevista para esta quarta-feira, dia 19.

Alguns bancos já fizeram o crédito da PLR 2019, entre os quais o Bradesco. O Santander fará o pagamento no dia 28 de fevereiro. O Itaú anunciou nesta quarta (20) que pagará no dia 3 de março. O Safra anunciou o pagamento para o dia 20. O BNB pagará após a reunião com seus acionistas, que acontecerá 31 de março.

Desafios à manutenção das conquistas

Kleytton lembra também que a conjuntura política e econômica do país, de fortes e sistemáticos ataques aos direitos dos trabalhadores, requer, como nunca, capacidade de organização e disposição de luta por parte da categoria bancária. “A defesa das conquistas da nossa CCT, entre as quais uma PLR justa, será desafio central na campanha salarial que realizaremos este ano”, diz ele.

*Atualizada em 20/02 às 15h14

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília