PEC 32 impacta manutenção dos bancos públicos e economia brasileira, afirma presidente do Sindicato em encontro

0

Os trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público seguem firmes. A semana já começou com um encontro virtual que discutiu os efeitos da reforma administrativa de Bolsonaro para os atuais e futuros servidores. Nesta segunda (17), a audiência foi presidida pelo deputado federal Prof. Israel Batista (PV-DF) e contou com a participação de representantes de diversas categorias profissionais.

A proposta contida na PEC 32, elaborada pela equipe econômica do ministro banqueiro Paulo Guedes, abrange os servidores dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e do governo federal, nas administrações direta e indireta, e também os empregados públicos, que atuam em bancos e empresas estatais.

Presidente do Sindicato, Kleytton Morais foi o primeiro dirigente sindical a fazer uso da fala e aproveitou para frisar a importância dos bancos públicos para a população brasileira. Segundo ele, com a aplicação da reforma administrativa nas instituições financeiras públicas, todo o conjunto da sociedade sofreria sobremaneira. “Vale lembrar que são os bancos públicos que chegam onde os bancos privados não têm interesse de chegar, já que se limitam ao eixo sul-sudeste”, alertou Kleytton.

Bancário do BB, o representante da categoria afirmou que “a forma como o desgoverno e o ministro da economia vêm tratando os assuntos relacionados à vida pública e à República brasileira precisa ser denunciada, tamanho o descaso e descompromisso com o povo. O governo faz as vontades do mercado e, aqui, lembramos de Nelson Rodrigues quando dizia que ‘o absurdo perdeu a modéstia’, ao confirmarmos dia após dia que Bolsonaro e Paulo Guedes sequer coram a cara ao atentar contra o Brasil”.

Kleytton pontuou ainda que, “quando o governo argumenta sobre abertura de capital e venda de ativos, está falando sobre vender o coração, a estrutura dos bancos”.

O Sindicato reforça em todas as oportunidades, seja em diálogo com parlamentares ou com a população, por meio de outdoors, campanhas na TV e no rádio, que os bancos públicos têm relevância fundamental na atuação em defesa do povo e da economia nacional. A entidade firmou compromisso junto aos integrantes da Frente de dar continuidade ao trabalho de publicização da importância das empresas públicas e seus trabalhadores.

Confira na íntegra a reunião:



Joanna Alves
Do Seeb Brasília