Organização para Campanha Nacional 2020 pautou reunião dos delegados sindicais do BRB

0

Delegados e delegadas sindicais do BRB se reuniram virtualmente na última sexta-feira (26) para dar início à organização das pautas de reivindicação para o Congresso Distrital e para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerão nas próximas semanas, parte da Campanha Nacional dos Bancários 2020. O encontro contou com a participação da bancária e deputada federal Erika Kokay.

Questão central em tempo de crise de saúde mundial, a segurança dos trabalhadores foi amplamente discutida. Há relatos de demora na instalação das barreiras de acrílico nas agências e da aquisição dos termômetros, fundamentais para proteger bancários, clientes e usuários do BRB. O cumprimento do protocolo de segurança e saúde é outra preocupação dos delegados, como a sanitização dos locais de trabalho, por exemplo.

Mobiliário adequado para trabalhadores na modalidade home office, testagem dos trabalhadores terceirizados, rodízio da escala dos vigilantes que deve ser retomada em agosto, mudança nos critérios de avaliação dos processos seletivos foram algumas das questões levantadas pelos interlocutores que representam os anseios dos trabalhadores da base no Sindicato.

Renovação do ACT

De acordo com o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa, o banco solicitou reunião com a entidade para tratar da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), realizada na última quinta (25). O presidente do BRB, Paulo Henrique, disse no encontro com os dirigentes do Sindicato que o banco está disposto a renovar o ACT na sua integralidade, por dois anos, com reajuste seguindo o que for acordado em mesa de negociação entre Comando Nacional dos Bancários e Fenaban.

Na reunião, os delegados tiveram espaço para sugerir novos itens ao ACT. Foram considerados avanços a manutenção da incorporação, tendo em vista que a decisão do TCDF ataca essa conquista, e a convocação de novos empregados pelo concurso.

Para o diretor do Sindicato Alexandre Assis, “a renovação do ACT com validade de dois anos é de grande importância, pois a retomada econômica só está prevista para ocorrer em dezembro de 2021. Os bancários do BRB estão um passo à frente dos demais bancos, tendo em vista que a mesa de negociação nacional prevê duras discussões quanto a renovação dos acordos”.

Foram propostas inclusões de itens que tratem do chamamento de aprovados do concurso, adoção de medidas complementares de combate ao coronavírus e cláusula de igualdade de raça e gênero. Dúvidas sobre as cláusulas financeiras, de carreira e ascensão funcional também foram levantadas.

Participaram do encontro virtual os diretores do Sindicato Alexandre Assis, Alfredo Sol, Raquel Lima, Ronaldo Lustosa e os diretores da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) André Nepomuceno, Ivan Amarante e Samantha Sousa.

Da Redação