Oito bancários são contemplados com bolsa para o curso de teatro, iniciado quarta (8), no Teatro dos Bancários

0

Numa parceria com o Sindicato, a professora Fabianna Kami iniciou nesta quarta-feira (8) o curso de teatro direcionado aos bancários e bancárias sindicalizados e seus dependentes, previsto para ser realizado até julho, uma vez por semana, das 19h às 22h, no Teatro dos Bancários.

 
O Sindicato sorteou entre os associados oito bolsas para o curso. Foram contemplados Kátia Cristina Santos (BB), Fernanda Maria Baquero (BB), Lélia Duarte Braga (Caixa), Aline Quintão de Araújo (Itaú), Walley Maia (Caixa), Patrícia Melo dos Santos (Caixa), Jorge Luiz Teixeira Lopes (BB) e David Jeiel (Caixa).
 
“Além de representar o bancário na busca e garantia dos seus direitos, o Sindicato também desenvolve um importante papel como incentivador da arte e da cultura. Neste sentido, está sempre realizando parcerias para promover eventos culturais e cursos direcionado à categoria”, destaca o secretário de Cultura do Sindicato, Sandro Oliveira.
 
Poder transformador da arte
 
Estudante de teatro e música na adolescência, desde o ano passado a bancária Kátia Cristina, do BB, aguardava uma oportunidade para retornar “a esse mundo cultural”. Ela conta que, quando leu a nota no site do Sindicato sobre os sorteios, não teve dúvidas, se inscreveu logo e ficou torcendo para ser uma das contempladas.
 
“Estou muito feliz. O teatro, a interpretação, me fazem perceber o quanto a vida é criativa e o quanto a arte tem um poder transformador na vida das pessoas”, comentou Kátia, que considerou muito boa a iniciativa do Sindicato em sortear as bolsas para o curso. “É uma demonstração do quanto a entidade está aberta para a cultura”.
 
Lélia Duarte, empregada da Caixa, endossou as palavras de Kátia e ressaltou: “Além do sorteio da bolsa, a utilização do espaço [teatro], com mais frequência, por aqueles que contribuem para a existência do nosso Sindicato, foi uma brilhante iniciativa”.
 
O que mais chamou a atenção da bancária Lélia sobre o curso foi a abordagem de utilização de técnicas profissionais, como o desenvolvimento da oratória, improviso, atitudes e habilidades que poderão ser aplicadas em seminários e eventos afins.
 
“Só participei de uma aula, mas já me apaixonei pelo curso. Não sei se tenho esse talento artístico, mas é uma chance para tentar descobrir”, acrescentou a empregada da Caixa.              
 
Já Jorge Lopes, funcionário do Banco do Brasil, acredita que cursos de teatro são ferramentas muito boas para melhorar o relacionamento pessoal, além de estimular a criatividade. “Vi a informação sobre o sorteio no Informativo do Sindicato e me interessei de imediato”.
 
Um mundo novo
 
A atriz, diretora e roteirista Fabianna Kami esclarece que o curso é “destinado a pessoas que querem aprender uma profissão e um método de teatro para aplicar em seminários, treinamentos e na vida pessoal, além de entrar em um mundo novo, com coragem, criativa e confiança”.
 
Fabianna é sócia-fundadora do grupo De 4 é Melhor. Formada em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), ela já participou de mais de 30 espetáculos teatrais e fez uma participação no longa “Dois filhos de Francisco”. A professora participa dos roteiros de todos os espetáculos.

Mariluce Fernandes

Do Seeb Brasília