Niara de coração partido: “até quando eles vão lucrar com a nossa dor?”

0

Niara, a mascote da campanha “Tributar os Super-Ricos”, manifesta indignação e profunda tristeza com a distância infinita entre a realidade dos poucos que acumulam grandes riquezas e a da imensa massa dos que enfrentam dificuldade para viver: “10 pessoas têm mais dinheiro e posses do que 3,1 bilhões de seres humanos”.

As histórias em quadrinhos com a personagem Niara são produzidas pelo quadrinista Aroeira e divulgadas às sextas-feiras pelas entidades parceiras da campanha, entre as quais o Sindicato dos Bancários de Brasília.

A tirinha desta sexta (27) faz referência ao relatório “Lucrando com a dor”, apresentado pela OXFAM na abertura do Fórum Econômico Mundial, no último dia 22. “É um tapa na cara”, afirma a coordenação do movimento por justiça fiscal em texto produzido a partir dos dados do relatório.

As entidades destacam que, de acordo com o estudo, “a pandemia da covid-19 foi um dos melhores momentos da história para a classe bilionária e impulsionou o maior aumento sistêmico da desigualdade de renda já visto”.

“A tecnologia e o dinheiro que controlam garantem os exércitos de advogados, a mobilidade dos capitais, a fuga dos impostos…”, protesta Niara, para em seguida indagar: “até quando eles vão lucrar com a nossa dor?”.

Da Redação