Músicos enaltecem talento de Toninho Maya em especial do Arte|Fato

0

“Toninho Maya partiu, nosso irmão recebeu o chamado e foi alegrar o céu. Esta merecida homenagem ficará na história e nós, Cangaceiros do Cerrado, nos orgulhamos de fazer parte. Gratidão ao Sindicato dos Bancários de Brasília”. Este foi um dos inúmeros comentários dos artistas brasilienses no chat do especial in memoriam ao grande e talentoso instrumentista e bancário aposentado do Banco do Brasil, apresentado pelo programa Arte|Fato, no dia 6 deste mês.

Coincidentemente, a homenagem ocorreu na data em que se completaram dois meses do falecimento do guitarrista, de 59 anos, vítima de complicações da covid-19.

Os músicos e familiares que participaram do especial in memoriam, em depoimentos e trechos de apresentações, expressaram pesar pela perda do também violonista, produtor cultural e compositor e exaltaram seu talento.

Para o público que prestigiou, o especial foi impecável. Os participantes consideraram “emocionante” a homenagem a um dos maiores artistas do Brasil, feita com muito carinho pelo Sindicato, nesse momento tão difícil e delicado que atravessa a classe artística. “Com certeza, ficará registrado em nossas memórias”.

“Em nome da família Maya Vianna agradeço ao Sindicato dos Bancários, ao Adriano Rocha, Cangaceiros do Cerrado, na pessoa de Helder Nascimento, e ao Renio Quintas por essa linda homenagem. Toninho deve estar sorrindo lá em cima ao ver tanta gente querida”, disse Jorge Vianna.

“Um sonho, um respeito, um grande carinho para todos os músicos e pessoal backstage. É nosso inesquecível e querido Maya. Obrigado ao Sindicato pela direção precisa e carinhosa e a todos os meus irmãos que participaram. Para sempre Toninho Maya”, destacou o maestro e pianista Renio Quintas.

Os músicos Nema Antunes e Maria de Barros também enalteceram o especial in memorian “do nosso querido Toninho, por meio deste projeto Arte|Fato, que é uma iniciativa do Sindicato com o propósito de promover ação em solidariedade à classe artística do DF”.

“Minha gratidão pela oportunidade de participar desta tão linda, mágica e necessária homenagem. Sobreviveremos para fazermos juntos e juntas um Brasil melhor”, comentou a atriz Sheila Campos, que apresentou o programa.

Trajetória musical

Foram 43 anos dedicados à arte, nos quais Toninho Maya atuou como músico e também produtor cultural. Ao longo de sua carreira teve parcerias de peso no meio musical local, como Raimundos, Pato Fu, Maskavo Roots, Renato Matos, Célia Porto e Adriano Faquini. Sem contar com artistas da cena nacional, como Cássia Eller, Zélia Duncan e Dinho Ouro Preto.

Na fase atual, Toninho Maya dedicava-se a trabalho solo com temas autorais e de outros compositores, explorando toques de jazz, blues e rock.

Confira a edição do programa na íntegra:


Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília