Luta do Sindicato, Câmara aprova inclusão dos bancários no grupo prioritário de vacinação contra covid

0

Após intensa luta do Sindicato, em articulação com as deputadas federais Erika Kokay (PT) e Celina Leão (PP) e a Contraf-CUT, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17) uma emenda ao texto-base do Projeto de Lei 1011/20, incluindo os bancários e bancárias e demais categorias de trabalhadores que prestam serviços essenciais ao longo da pandemia no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. A tramitação do PL segue agora para o Senado Federal.

“Vencemos uma etapa importantíssima da inclusão da nossa categoria no Plano Nacional de Imunização. Uma justiça, considerando o nível de exposição, adoecimento, contaminação e, infelizmente, óbitos que tem ocorrido em função de os bancários estarem na linha de frente do enfrentamento da covid”, ressalta Kleytton Morais, presidente do Sindicato.

De acordo com Kleytton, “o avanço dessa pauta se deu com muita luta e muita articulação no âmbito nacional, num processo de concentração de entendimentos, a partir das pressões das representações sindicais dos trabalhadores bancários e bancárias de todo o país”.

E acrescenta: “Corroboraram para essa vitória os processos havidos no Sindicato, nas distintas bases, coordenados a partir da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com destaque para a iniciativa das companheiras Juvandia Moreira e Ivone Silva, coordenadoras do Comando Nacional, que, em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na semana passada, entregaram documentos com informações e dados alarmantes da situação dramática da categoria bancária, vivenciada durante a pandemia”.

> Áudio: Presidente do Sindicato, Kleytton Morais comemora inclusão dos bancários no grupo prioritário para a vacinação contra a covid
> Podcast: Avança a luta pela vacinação dos bancários. Acompanhe no podcast “Conte ai, presidente”, pelo Spotify
> Em live, presidente do Sindicato e deputada Erika Kokay falam sobre os avanços para a vacinação dos bancários

“Agradecemos muito a todos os deputados envolvidos nessa vitoria tão difícil, e agora estaremos sensibilizando nossos senadores e senadoras, junto com a Contraf-CUT, para agilizar o processo no Senado e garantir, em definitivo, a vacinação da categoria em nível nacional”, destaca o secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa.

“Foi uma luta árdua do Sindicato dos Bancários, da Federação, da Contraf-CUT, do Comando Nacional, da bancada de oposição, principalmente da deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Além da categoria bancária, foram incluídos os motoristas de aplicativo e as trabalhadoras domésticas. Já começamos hoje o contato com senadores, para fazer a mesma luta pela aprovação do PL no Senado”, informou o secretário de Relações do Trabalho, Jeferson Meira, o Jefão, que acompanhou as negociações para a inclusão da categoria para a prioridade na vacina.

Além da articulação decisiva e da sensibilidade das deputadas Erika kokay e Celina Leão neste processo, Kleytton atribui a agenda positiva desta quinta-feira (17) ao governador Ibaneis Rocha, que se comprometeu na inclusão dos bancários e bancárias de Brasília no Plano Operacional de Vacinação regional do DF, durante reunião com o Sindicado na semana passada.

A partir de agora, o Sindicato vai estar em articulação com todos os senadores do DF, na tentativa de sensibilizar esses representantes para que haja celeridade no processo e a matéria possa tramitar em regime de urgência no Senado Federal.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília