Lucro do Santander cresce 48,6% e chega a R$ 13,8 bilhões em 2024

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O Santander obteve lucro líquido gerencial de R$ 13,872 bilhões em 2024. O número representa crescimento de 48,6% em relação ao ano de 2023. No quarto trimestre, o lucro líquido foi de R$ 3,855 bilhões, frente aos R$ 3,664 bilhões do trimestre imediatamente anterior, representando uma alta de 5,2% no período.

O retorno sobre o patrimônio do banco (ROE) ficou em 17,6%, com acréscimo de 5,3 pontos percentuais em doze meses. O crescimento do lucro no ano está atrelado ao crescimento do resultado de tesouraria (TVM) e crédito, além da queda da despesa de PDD.

O lucro obtido em 2024 na unidade brasileira do banco representou 19,26% do lucro global, que foi de € 12,574 bilhões, alta de 14% em doze meses.

As receitas com prestação de serviços e renda das tarifas bancárias aumentaram 10,9% em relação a dezembro de 2023, totalizando R$ 22,6 bilhões. As despesas de pessoal mais PLR, por sua vez, aumentaram 7,6% no período, somando R$ 12,1 bilhões. Assim, a cobertura dessas despesas pelas receitas secundárias do banco em 2024 foi de 185,8%.

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Empregos

A holding Santander encerrou o ano com 55.646 empregados, com a abertura de 35 postos de trabalho em doze meses (611 no trimestre). A base de clientes aumentou 2,5 milhões em relação a 2023, totalizando 68,9 milhões.

A base de clientes aumentou 71 mil vezes mais do que o número de postos de trabalho, o que inevitavelmente resultará em mais sobrecarga de trabalho e mais adoecimento para os bancários, e na piora do atendimento à população, que já arca com juros abusivos e tarifas extorsivas para, em troca, ter um atendimento precarizado causado pela falta de funcionários.

Quanto à estrutura física do banco, foram fechadas 247 lojas e 166 Postos de Atendimento Bancários (PABs) em doze meses. Apesar do Santander não informar o número de agências físicas em seu balanço, na relação de agências presente no site do Banco Central, em novembro de 2024, o banco possuía 2.433 agências físicas, uma redução de 96 agências se comparado aos números de dezembro de 2023, quando o banco possuía 2.529 agências.

Mesmo com o crescimento de mais de 2,5 milhões de clientes, o Santander segue fechando agências e empurrando a população para o internet banking, app e canais digitais. O banco continua ignorando os clientes que não têm condições de acessar o aplicativo, seja por falta de condições financeiras, acesso à internet ou falta de conhecimento para uso dos canais virtuais. O que caracteriza uma verdadeira exclusão bancária.

O Sindicato cobra uma nova postura do Santander por meio da abertura de postos de trabalho e de agências para atender melhor a população e reduzir a sobrecarga de trabalho para os bancários, que são os verdadeiros responsáveis pelo aumento expressivo do lucro apresentado pela instituição.

Da Redação com Contraf-CUT