Hoje, às 19h: TV Bancários discute defesa dos direitos dos animais

0

O combate aos maus-tratos aos animais e a defesa de seus direitos estarão em debate no TV Bancários desta quinta-feira (17), tendo como convidada Vanessa Negrini, coordenadora nacional do Setorial de Direitos Animais do PT.

Vanessa Negrini é mestre e doutora em Políticas de Comunicação e Cultura (UnB), coordenadora executiva do Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e Interceccionalidades (NEDAI) da UnB e professora da disciplina Mobilização Pública e Direitos Animais.

O TV Bancários vai ao ar às 19h, com transmissão ao vivo pela TV Comunitária de Brasília, canal 12 da NET, e pelas redes sociais do Sindicato.

A garantia de direitos e de tratamento digno aos animais é historicamente negligenciada e comumente ignorada pelos seres humanos. Mesmo considerando ter havido grande evolução da mentalidade do homem, os animais seguem sendo tratados, quase sempre, como objetos de posse e de uso, como há milênios.

Mas a consciência de que os animais são seres sencientes (capazes de sentir e de perceber) se expande na sociedade, fortalecendo o combate aos maus-tratos e à privação de direitos pela espécie humana.

O Dia Nacional dos Direitos Animais é celebrado em 14 de março e tem sido marcado por mobilização social em busca de avanços na legislação e na conscientização das pessoas, assim como acontece também no Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro, dia do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

O 14 de março deste ano foi marcado por um encontro de cerca de 20 entidades nacionais e internacionais com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para apresentação e discussão de pautas como: criação de uma Secretaria Nacional de Direito Animal; implementação de um programa permanente de esterilização de cães e gatos; substituição da tração animal por veículos alternativos; implementação do SUS e do Samu animal; fim da pesca e da caça esportiva; estímulo à alimentação vegetariana; e combate ao tráfico de animais silvestres.

O ex-presidente destacou a importância de se colocar o tema no currículo escolar.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília