Governo acaba com convênio entre fundos de pensão e INSS, prejudicando aposentados do BB e da Caixa e beneficiando bancos privados

0

O INSS informou às entidades fechadas de previdência complementar que, a partir de março de 2020, não fará mais o adiantamento do benefício do instituto via folha de pagamento dos fundo de pensão, medida que terá impacto direto nos associados da Previ e da Funcef.

A decisão atende às mudanças na sistemática de pagamento de benefícios, que serão pagos, segundo informou o instituto, pela rede bancária, em calendário que será divulgado pelo próprio instituto.

“Trata-se de mais uma decisão do governo que vai trazer prejuízos e transtornos para os aposentados”, critica Rafael Zanon, diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo eleito da Previ.

O último crédito do benefício do INSS por meio do convênio com as entidades será relativo ao mês de fevereiro, cujo pagamento será efetuado no dia 20 daquele mês. O benefício referente a março será creditado pelo INSS até o 5º dia útil de abril.

No caso dos aposentados do BB, a Previ está negociando com o instituto a manutenção do pagamento do benefício no Banco do Brasil, na mesma conta atualmente utilizada para o crédito de proventos.

Desde o recebimento do comunicado formal, a Previ vem tentando junto ao INSS dar continuidade ao convênio, sem êxito, mas continua em contato com o INSS para obter mais esclarecimentos e orientações para repassar a seus participantes.

Da Redação com informações da Previ