Financiários negociam representação de trabalhadores de crédito em lojas

0

O Comando de Negociação dos Financiários da Contraf-CUT realizou a primeira mesa de negociação com a Federação Interestadual das Instituições de Crédito de Financiamento e Investimento (Fenacrefi), no dia 15 deste mês, em São Paulo. Na pauta, um dos principais impasses da negociação da Campanha Nacional de 2018: a criação de cláusula que regula o trabalho aos finais de semana dos trabalhadores que fazem concessão de créditos e financiamentos em lojas e concessionárias.

Durante a campanha no ano passado, os representantes dos trabalhadores conquistaram a garantia de um final de semana completo e um domingo de folga por mês. As horas trabalhadas aos sábados teriam pagamento de 50% e de domingos e feriados de 100% ou seriam compensadas em até 30 dias depois de trabalhadas.

Diretora da Fetec-CUT/CN, Talita Régia esclarece que o Comando quer enquadrar os trabalhadores que fazem o serviço de financeiros dentro de concessionárias e, principalmente, lojas de varejos, nos termos da Convenção Coletiva de Trabalho dos Financiários.

No final do ano passado, foi encaminhada uma sugestão de cláusula para Fenacrefi analisar. Após esse debate em mesa, no dia 15, a entidade patronal irá enviar suas sugestões, para ser analisada pelo movimento sindical. “A Fenacrefi disse que está fazendo um esforço com as financeiras neste sentido”, completou Jair Alves, coordenador do coletivo dos financiários.