Estudo da UFRJ e FespSP mostra que 55% dos posts pró Bolsonaro são de robôs

0

De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), a maioria das publicações favoráveis a Jair Bolsonaro no Twitter é feita por robôs.

Ao analisarem por meio de ferramentas de ciência de dados os 1,2 milhão de posts que usaram a expressão #BolsonaroDay em 15 de março, dia de atos de rua pró-governo, as professoras Rose Marie Santini, da UFRJ, e Isabela Kalil, da Fesp, demonstram que robôs responderam por 55% deles. Os dados do estudo foram divulgados pelo jornal Valor Econômico nesta sexta-feira (3).

A pesquisa identificou a ação de 23,5 mil usuários não humanos a favor do presidente em um universo total de 66 mil usuários que publicaram a “hashtag” naquele dia, fazendo com que o #BolsonaroDay fosse para os Trending Topics mundiais do Twitter, indicação de assunto entre os dez mais falados no globo.

As pesquisadoras classificam a ação como típica de “um exército de ‘bots’ e ciborgues criados, cultivados e programados para fazer bombar o assunto que for conveniente para quem os comanda, no exato momento escolhido para o ataque”.

Da Redação com informações do Valor Econômico