Erika Kokay cobra explicações sobre interferência de Guedes no BB

0

A deputada federal e bancária Erika Kokay (PT) protocolou nesta quinta-feira (5) um requerimento que cobra explicações sobre as recentes tentativas de interferência do ministro da Economia, Paulo Guedes, no Banco do Brasil. A principal questão levantada pela parlamentar diz respeito a mudanças na auditoria interna do banco.

“Por que tiraram o auditor geral e colocaram, de forma interina, uma pessoa sem qualquer experiência na área de fiscalização e controle? Uma pessoa que sai da Secretaria Executiva da Presidência e vai acumular essas funções? Por que os membros remanescentes da auditoria interna estão agora vinculados à presidência do banco, perdendo sua própria autonomia de investigação?”, questiona a deputada em vídeo divulgado nesta sexta-feira (6). 

Além dos questionamentos sobre a área de auditoria, Erika também cobra explicações sobre a venda da carteira de crédito ao BTG Pactual, banco privado que tem Guedes como um dos fundadores. A operação entregou a carteira de crédito, com valor estimado do ativo de R$ 2,9 bilhões, por apenas R$ 371 milhões. O Sindicato se juntou a outras entidades e a parlamentares para exigir que Paulo Guedes e o ex-presidente do BB Rubem Novaes sejam responsabilizados.

De acordo com o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, “a entidade seguirá o monitoramento das ações em defesa do Banco do Brasil, articulando intervenientes, por exemplo, o parlamento e os mandatos que se comprometem com a defesa dos trabalhadores, com o zelo à coisa pública e ao estado brasileiro”.

Confira vídeo completo da deputada aqui:


Joanna Alves
Do Seeb Brasília